Glifosato está na maioria dos alimentos

Glifosato está na maioria dos alimentos

Compartilhar

Glifosato está na maioria dos alimentos; O que consumidor pode fazer?

Agron Home

Veja também: Fazenda sai do vermelho e projeta faturar até 18% sobre rebanho

O glifosato é o herbicida mais utilizado no mundo, embora haja diferentes regras entre os países sobre a quantidade da substância permitida. Entretanto, ele está relacionado a diversos riscos à saúde.

Em 2015, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou-o como grau “A2”, o que o coloca na categoria de “comprovadamente cancerígeno para animais mamíferos e provavelmente cancerígeno para seres humanos”.


Conforme explica Rafael Rioja Arantes, nutricionista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a palavra “provavelmente” antes do termo “cancerígeno” é usada como argumento de defesa por alguns. “Considero uma desonestidade intelectual, já que nenhuma comissão de ética no mundo aceitará expor um humano diretamente ao glifosato para ver o quanto dá pra tomar antes de desenvolver câncer ou morrer. Não é possível e não é permitido, mas em animais e células humanas já foram constatados câncer ou mutações genéticas.”

Há também indícios que ele esteja ligado ao risco de infertilidade, ao autismo, danos em células embrionárias e atue como um desregulador endócrino, segundo Larissa Bombardi, mestre e doutora em geografia pela USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira.

Presente em alimentos in natura e em ultraprocessados

Pelo uso em plantações, a presença de glifosato em alimentos frescos, in natura, como hortaliças e frutas, costuma ser comum. Mas um estudo inédito do Idec, publicado no dia 1º de junho, aponta que, além dos alimentos naturais, ultraprocessados, como bebidas à base de soja, biscoitos de água e sal e bisnaguinhas, também podem ter traços do agrotóxico.

“Isso acontece porque as principais commodities agrícolas são a base dos ultraprocessados —soja, milho e trigo”, diz Arantes, chamando atenção para o tempo que a substância fica no alimento: desde a colheita, passando para o envio para o processamento industrial, diferentes processos industriais, além do longo tempo na prateleira. “É mais de um ano desde a aplicação no campo e continua presente dentro do pacote, sendo efetivamente consumido pela população.”

De acordo com ele, o monitoramento da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já identificou, pela análise de resíduos, quantidades maiores do que o permitido no país.

No Brasil, a lei permite que a contaminação da água por glifosato seja 5.000 vezes superior ao máximo que é permitido na água potável dos países da União Europeia. Para o feijão e a soja, a quantidade é 400 e 200 vezes superior, respectivamente. Os dados são do estudo “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, realizado por Larissa Bombardi no Laboratório de Geografia Agrária da USP. Os especialistas entrevistados ainda afirmam que a fiscalização não é forte e frequente o suficiente.

Existe quantidade segura de consumo de glifosato?

Quando se trata de exposição a agrotóxicos, os especialistas apontam que já não se fala em quantidade considerada segura. “Os camponeses, trabalhadores rurais ou quem vive próximo à área do uso intensivo, está, logicamente, mais exposto. Mas a realidade é que toda população tem contato com o glifosato. Em 2019, por exemplo, só o Mato Grosso consumiu 39 milhões de quilos de glifosato. Já os estados amazônicos do Pará, Tocantins, Acre e Roraima tiveram um aumento de 200% no consumo”, indica a pesquisadora.

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Princeton, FGV (Fundação Getulio Vargas) e Insper ainda mostrou que a disseminação do glifosato nas lavouras de soja levou a uma alta de 5% na mortalidade infantil em municípios do Sul e Centro-Oeste que recebem água de regiões sojicultoras. De acordo com os pesquisadores, isso representa um total de 503 mortes infantis a mais por ano associadas ao uso do glifosato na agricultura de soja.

O que consumidor pode fazer?

A principal alternativa da população é buscar uma produção orgânica e agroecológica. Por lei, os produtores que tem essa certificação —que pode ser conferida por selos — não podem utilizar agrotóxicos.

Embora esses alimentos sejam geralmente mais caros nos supermercados, é possível conseguir um preço mais baixo comprando diretamente com os produtores. O Idec criou uma lista de feiras orgânicas pelas cidades do Brasil.

Também vale lembrar que ultraprocessados não são recomendados para uma alimentação saudável e adequada. “São repletos de sal, gordura, açúcar e outros aditivos químicos que têm associação com o desenvolvimento de câncer, diabetes, obesidade, problemas circulatórios, entre outros”, aponta Arantes.

“O problema é estrutural e precisa ser olhado dessa forma”

Para o nutricionista, a única solução é ter todo o caminho de produção e consumo de alimentos redesenhado. “Há caminhos para retirar os venenos da mesa dos brasileiros, mas isso precisa ser incentivado em níveis estruturais. Os orgânicos ainda não são acessíveis para a maior parte da população, mas com as condições certas, é possível expandir.”

O acesso à informação e a consciência do que consumimos também é vista por Larissa Bombardi como um passo para a mudança. “Conforme as pessoas vão conhecendo esses processos, tenho expectativas que possamos mudar as estruturas.”

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Glifosato está na maioria dos alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!