safra de milho

Alerta para impacto da estiagem na segunda safra de milho

Compartilhar

Inmet alerta para impacto da estiagem na segunda safra de milho na região Central do Brasil.

Veja também: Exportações de soja devem atingir 10 mi de t este mês

Altas temperaturas podem afetar também a produção do grão.

Os meses de maio até setembro são marcados pelo período seco na região central do País, quando massas de ar seco impedem a formação de nuvens de chuva. Os acumulados de chuva variam normalmente entre 10 mm e 80 mm, sendo que em junho e julho são os mais críticos, com volumes de chuva inferiores a 40 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, neste ano, a falta de chuva pode afetar a produção de milho na região.

O estado do Mato Grosso, maior produtor da cultura do milho segunda safra, já vem sofrendo com a estiagem desde abril. Algumas localidades estão com mais de 25 dias sem chuvas (veja Tabela 1), o que pode impactar no desenvolvimento da cultura do milho segunda safra e, consequentemente, causar possíveis quebras na produtividade.

A previsão climática do Inmet indica chuvas dentro da média climatológica em grande parte do estado nos meses de maio, junho e julho, com acumulados previstos entre 40mm e 100 mm, enquanto para o norte do estado, as chuvas podem ficar ligeiramente acima da média.

O agrometeorologista Cleverson Freitas explica que, como a falta de chuva pode prejudicar o desenvolvimento do milho, as altas temperaturas, acima de 35°C, podem também impactar severamente a fenologia e consequentemente a produtividade.

“A temperatura prevista para o mesmo trimestre, poderá ficar dentro e ligeiramente acima da média, principalmente no mês de julho. Normalmente, os maiores acumulados de chuva na região ocorrem a partir do mês de setembro, entretanto devemos estar atentos às atualizações dos boletins agroclimáticos mensais emitidos pelo Inmet”, afirma.

O instituto ressalta a importância de o produtor considerar as previsões meteorológicas para diminuir os riscos e ter maior produção e lucro na plantação.

As informações sobre a previsão do tempo em sua localidade são fornecidas de forma gratuita, considerando a inclusão das áreas produtoras de diferentes culturas para todo Brasil. O Agromet é a plataforma que disponibiliza em tempo real dados das Estações Meteorológicas do Inmet, previsão do tempo para sete dias a partir daquele ponto, imagens de satélite, tendência de queda nas temperaturas, excesso ou falta de chuva, umidade relativa do ar. É possível também mapear as culturas do algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, bem como culturas de inverno e de verão.

O Inmet tem o Sisdagro – Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária, que oferece ferramentas de monitoramento e previsão do balanço hídrico e produtividade em diferentes culturas, além de previsão de condições favoráveis à formação de geada. O Sisdagro fornece ainda informações agroclimatológicas referentes ao balanço hídrico e dias aptos ao manejo agrícola.

O Agromet está disponível em mapas.inmet.gov.br, no portal do Inmet e no aplicativo de Previsão de Tempo: Inmet disponível para Android e IOS. E o Sisdagro pode ser acessado no portal do Inmet ou clicando em sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

2 thoughts on “Alerta para impacto da estiagem na segunda safra de milho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: