FertBrasil

Guarapuava receberá Caravana Embrapa FertBrasil

Compartilhar

Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a receber a Caravana Embrapa FertBrasil.

Veja também: Turbina oceânica pode oferecer energia renovável ilimitada

Objetivo da iniciativa é capacitar participantes para incrementar estratégias de uso mais racional dos insumos e adoção de boas práticas de manejo das culturas.

A Caravana Embrapa FertBrasil será realizada nesta terça-feira, 21 de junho, no Auditório do Sindicato Rural de Guarapuava (PR), entre 8h e 12h30. O objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas.

“Nossa expectativa é auxiliar na superação da crise provocada pela falta e pelo alto custo dos fertilizantes, por meio de capacitação e da troca de conhecimentos, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo e propondo soluções tecnológicas para atender as necessidades de cada região”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina -PR), unidade da Embrapa que realiza o evento no Paraná, em parceria com a Embrapa Florestas.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma, Climate Field View, FertiSystem e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema OCB, da Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) e do Banco do Brasil. No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / SENAR), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

Programação no Paraná

No Paraná, a Caravana Embrapa FertBrasil começa em Guarapuava (21/05) e, em seguida, vai a Cascavel (22/05), Londrina (23/05) e Ponta Grossa (24/05), que são importantes polos regionais na produção de grãos. No Estado, o evento é realizado pela Embrapa Soja e Embrapa Florestas. Os encontros foram divididos em cinco módulos e ocorrem no período da manhã, das 8h às 12h30. Veja detalhes da programação:

Apresentação do sistema de produção local do uso de fertilizantes

Sandro Cesar Albrecht, coordenador do projeto Grãos, do IDR – Paraná

Módulo 1 – Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?

Angelo Mansur Mendes, pesquisador da Embrapa Territorial

Módulo 2 –  Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e insumos para a nutrição de Plantas no Brasil

Cesar de Castro, Adilson de Oliveira Jr. e Fábio Álvares de Oliveira, pesquisadores da Embrapa Soja

Módulo 3 – Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas

Juliano Corulli Corrêa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves

Módulo 4 – Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas no Brasil

Ronaldo Oliveira, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental

Módulo 5 – Tecnologias e práticas de manejo para a Sustentabilidade Agroambiental

Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Trigo e Salvador Foloni, pesquisador da Embrapa Soja

Caravana Embrapa FertBrasil

A Caravana Embrapa FertBrasil iniciada, em maio, em Mato Grosso do Sul e São Paulo está compartilhando informações e conhecimentos com profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural, sindicatos e associações rurais, e produtores. A expectativa é atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe da Embrapa e de instituições parceiras que integrarão a Caravana.

A Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso de fertilizantes no Brasil, já na safra 2022/23, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro. O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes em nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo.

Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

Serviço: Caravana Embrapa FertBrasil – Guarapuava (PR)

Local: Auditório do Sindicato Rural de Guarapuava -Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon

Data: 21/06

Horário: 8h às 12h30

Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-21-06-guarapuava-pr

Serviço: Caravana Embrapa FertBrasil – Cascavel (PR)

Local: ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel – Rua Pernambuco, nº 1800, Centro

Data: 22/06

Horário: 8h às 12h30

Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-22-06-cascavel-pr

Serviço: Caravana Embrapa FertBrasil – Londrina (PR)

Local: Parque Governador Ney Braga – Recinto Milton Alcover – Avenida Tiradentes, nº 6275

Data: 23/06

Horário: 8h às 12h30

Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-23-06-londrina-pr

Serviço: Caravana Embrapa FertBrasil – Ponta Grossa (PR)

Local: Centro de Eventos Bourbon Hotel – Rua Jacob Holzmann, n° 219, Bairro Olarias

Data: 24/06

Horário: 8h às 12h30

Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-24-06-ponta-grossa-pr

Mais informações: http://www.embrapa.br/caravana-embrapa

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: