Anufood

Embrapa lança novas tecnologias na Anufood em São Paulo

Compartilhar

Feira de negócios Anufood para setor de alimentos e bebidas ocorre de 12 a 14 de abril.

Veja também: Exportações avícolas brasileiras aumentam em 2022

A Embrapa participa da terceira edição da Anufood Brazil, feira de negócios para o setor de alimentos e bebidas, de 12 a 14 de abril, das 10h às 19h, no São Paulo Expo, em São Paulo. No estande da Empresa, será lançada a kafta vegetal, produzida com ingredientes com características sensoriais de textura, sabor e aparência similares à kafta feita com produtos de origem animal. No local, também serão expostos ativos para parceria e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa – inclusive através de parcerias com os setores público e privado – e também haverá degustação de produtos, incluindo a kafta.

As Unidades que participam do evento são: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), Embrapa Acre (Rio Branco, AC), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI) e Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE). As tecnologias, práticas e outras novidades que estarão no estande da Embrapa incluem:

Kafta à base de plantas: Por meio de um projeto de inovação aberta, a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Amazonika Mundi, empresa de Niterói, desenvolveram a kafta plant-based, que tem o nome comercial “Kafta Amazonika”. A composição do produto tem como um dos ingredientes a fibra de caju tratada (desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical), que apresenta características neutras de sabor e odor.

Edamame: A cultivar de soja BRS 267 pode ampliar o consumo de um alimento ainda pouco conhecido no Brasil, o edamame. A cultivar produz grãos grandes, de sabor suave, que apresentam textura similar a outras leguminosas como grão-de-bico, ervilha verde e alguns tipos de feijões. O trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia da cultivar reúne equipes da Embrapa Soja (PR), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Trigo (RS) e Embrapa Agrobiologia (RJ).

Corante natural em pó para alimentos obtido a partir da casca da jabuticaba: Desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, o produto em pó é obtido a partir da casca da jabuticaba para utilização como corante natural em alimentos processados como cápsulas de suplemento alimentar. É rico em antocianinas, pigmentos naturais responsáveis pela coloração de rosa a roxo de frutas, hortaliças e flores.

Meliponicultura: A Embrapa Meio Ambiente investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas sem ferrão. O objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. Em parceria com a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, divulga conteúdo técnico-científico para o público geral, capacita criadores de abelhas e agricultores e contribui para a conservação dos polinizadores.

Produção Integrada: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) coordena nacionalmente o Programa de Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), focado na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos de alta qualidade. A Embrapa Meio Ambiente trabalha, desde 2006, com a produção integrada de morango no estado de São Paulo.

Ressonância Magnética para análise de alimentos: A nova aplicação da tecnologia de ressonância magnética na carne e em produtos processados e industrializados, à base de proteína animal, será o destaque da Embrapa Instrumentação, por meio da startup Fine Instrument Technology (FIT). Empregada no SpecFit, a tecnologia foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela norma AOAC, para a avaliação do teor de lipídeos em carnes, produtos cárneos e pescados.

BRS Vitória: cultivar de uva de mesa preta sem sementes, desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho, que já conquistou consumidores no Brasil e no exterior com o sabor aframboesado, extremamente agradável. É produzida nos diferentes polos vitícolas do país, com destaque para a região do Semiárido onde, em função do clima, a colheita pode ser realizada todos os dias ao longo do ano. Na feira, os visitantes poderão degustar a uva produzida pela Cooperativa Agrícola de Petrolina.

BRS Lorena: uva branca, com sabor moscatel, indicada para a elaboração de sucos e vinhos brancos aromáticos e frisantes. A elevada produtividade da cultivar, da Embrapa Uva e Vinho, é uma das vantagens quando comparada a outras uvas brancas de processamento e que vem garantindo o cultivo nas regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil. A Vinícola Góes (São Roque – SP) apresentará os produtos elaborados com a cultivar, desde o vinho seco, comercializado tanto em garrafas como em lata, até o Vinho Licoroso – Edição Especial Gumercindo de Góes 2011.

Ervilha, lentilha e grão-de-bico: apresentadas pela Embrapa Hortaliças em forma de farinha, com foco na aptidão dos três grãos para processamento. O destaque entre as leguminosas é para a cultivar de grão-de-bico BRS Aleppo, recomendada para áreas irrigadas com alto potencial produtivo, além de permitir colheita mecanizada, com aptidão industrial e in natura.

Fazenda Vertical: resultado de pesquisa desenvolvida pela Embrapa Hortaliças em parceria com a empresa 100% Livre, do ramo varejista de hortifrutis. Trata-se de um sistema de produção para diferentes espécies de hortaliças cultivadas em ambiente controlado e fechado, chamado de agricultura indoor – forma de cultivo em que são otimizados artificialmente todos os fatores ambientais que afetam o crescimento e a produção vegetal (nutrientes, água, temperatura, umidade, iluminação).

BRS Cotinga, BRS Anembé e CIP BRS Nuti: são as três novas cultivares de batata-doce, desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, que prometem colocar mais cores e nutrientes na dieta dos brasileiros. Em vez da casca rosada e da polpa de cor creme das variedades tradicionalmente plantadas e consumidas no país, as novas cultivares destacam-se pelos tons de roxo e de laranja, que são indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde como as antocianinas e o betacaroteno, respectivamente.

Néctar misto de açaí: O produto desenvolvido no laboratório de tecnologia de alimentos da Embrapa Acre é composto por polpa de açaí, cupuaçu e guaraná, sem adição de conservantes, e pode durar quatro meses em temperatura ambiente. A tecnologia oferece potencial econômico para agroindústrias processadoras do açaí, por agregar valor ao produto e atender demandas de um mercado consumidor em expansão.

Castanha-do-brasil: A produção extrativista da castanha-do-brasil (ou castanha-do-pará) requer a aplicação de boas práticas para atender padrões de qualidade tanto das indústrias nacionais quanto do mercado internacional. A Embrapa Acre desenvolveu e validou boas práticas com o objetivo de melhorar a qualidade da castanha-do-brasil e garantir a segurança do alimento, o que garante valor agregado ao produto e gera renda ao produtor.

Cartilha “Oportunidades de Agregação de Valor à Carne Ovina – Da Carcaça aos Derivados Cárneos”: A Embrapa Pecuária Sul lança na Anufood a publicação que tem como objetivo apresentar diferentes alternativas de agregação de valor à carne ovina, levando em conta as diferentes raças e categorias de animal e, com isso, incentivar o aumento do consumo dessa proteína no Brasil.

Cultivares de feijão-caupi (BRS Imponente, BRS Pajeú, BRS Tumucumaque, BRS Novaera, BRS Guariba): Serão expostas amostras de grãos das cultivares desenvolvidas pela Embrapa Meio-Norte, destacando-se as biofortificadas e as voltadas para exportação. Também serão apresentados trabalhos com processamento do feijão-caupi (farinhas e grãos descascados e etapas da moagem) e amostras de cookies e mini fatias individuais de bolo de feijão, resultantes do processamento do feijão-caupi, que são produtos saudáveis e sem glúten e podem ser consumidos por pessoas alérgicas.

Composto bioativo de xarope de yacon e extrato de carotenoides: concentrado para incorporação em alimentos feito à base de extrato de yacon – raiz de origem andina, utilizada como alimento, com elevado conteúdo de fruto-oligossacarídeos, componentes capazes de atuar na composição da microbiota do cólon, proporcionando benefícios à saúde humana, em especial na melhoria do sistema de defesa antioxidante e do metabolismo de diabéticos.

Rolinho de frutas sabor banana com atividade probiótica: Fitas (rolinho de frutas) flexíveis, com aroma e sabor de banana, contendo bactérias probióticas que pode ser consumidas como snacks (petiscos) flexíveis e saudáveis, em substituição aos snacks convencionais.

Evento

A Anufood Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro. No evento, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de encontros para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria.

Serviço

Anufood Brazil

Data: 12 a 14 de abril de 2022

Feira: 10h às 19h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP.

Site do evento: https://www.anufoodbrazil.com.br/

FONTE: DATAGRO.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Embrapa lança novas tecnologias na Anufood em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: