Ações sustentáveis no agronegócio brasileiro são reconhecidas em premiação global

Compartilhar

Pesquisa e atividades inovadoras desenvolvidas no país foram vencedoras no Planet of Plenty Awards

Segundo um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agronegócio brasileiro é responsável pela alimentação de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo, e ainda deve ampliar sua contribuição para o abastecimento mundial. Para conquistar espaço no mercado e oferecer alimento de qualidade, o agronegócio no país tem se baseado em ações sustentáveis, e duas delas foram reconhecidas no Planet of Plenty Awards, premiação global da Alltech cujo foco é reconhecer iniciativas que promovem um planeta mais abundante.

Na categoria Estudante, Jéssica Quirino Silva, de Arapoti (PR), mestranda em agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), foi a vencedora com sua dissertação sobre diagnóstico precoce de mastite em bovinos. Já na categoria Produtor Rural, Daniel Wolf, de Sinop (MT), foi o premiado com o projeto Sistema silvipastoril, que combina pastoreio de bovinos aliado ao plantio de árvores.

A premiação faz parte da visão Planet of Plenty™, da Alltech, que pretende incentivar o trabalho conjunto entre diversos setores para um planeta de abundância. “O que queremos como indústria é convocar a todos para participar de um planeta sustentável, mas indo além do debate, e partindo para a ação”, afirma a diretora administrativa América Latina da Alltech, Elaine Rodrigues.

Diagnóstico precoce

A pesquisa desenvolvida pela médica veterinária Jessica Quirino Silva na Fazenda Lagoa Dourada, em Arapoti/PR, administrada pelo casal Nico Biersteker e Ellen Salomons. O estudo buscou detectar de maneira precoce a ocorrência de mastite em vacas leiteiras, com o objetivo de reduzir o uso de antibióticos e os possíveis impactos ambientais do descarte do leite com resíduos do medicamento. Com esse estudo, o consumidor terá acesso a um produto de melhor qualidade e os produtores terão acesso a uma forma mais sustentável de tratamento da mastite.

“O que me deixa mais feliz, é que, além da pesquisa, posso contribuir para várias fazendas com a redução do uso de antibióticos, por meio de uma produção mais sustentável. Pensar em sustentabilidade é pensar no macro, em fazer o bem, contribuir para o produtor e a sociedade”, comemora.

Sistema silvipastoril

Vencedor na categoria Produtor Rural, Daniel Wolf desenvolveu o sistema silvipastoril, uma forma de agrossilvicultura que combina pastoreio gerenciado de bovinos com plantio de culturas e árvores. No sistema, os bovinos e as plantas trabalham juntos para aumentar o sequestro de carbono no solo, tornando a criação mais produtiva e sustentável. As árvores fornecem forragem para a alimentação dos animais, e em troca, os bovinos auxiliam no controle natural de ervas daninhas, além de fertilizarem o solo. Quando estão grandes, as árvores também fornecem sombra ao animal, melhorando o bem-estar animal e consequentemente a produtividade.

“Cada vez mais os consumidores querem saber de onde estão vindo os alimentos que eles consomem. Então esse sistema de integrar as culturas, além de trazer um conforto animal muito maior, também aumenta a produtividade, porque você pega um solo que estava degradado, trabalha ele em outras culturas, para que isso seja benéfico pro capim e para os bovinos também”, explica.

Sobre a Alltech:

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente.

Líder global na indústria de saúde animal, produzimos aditivos de leveduras, minerais orgânicos e ingredientes para a alimentação animal. Com o respaldo de mais de 40 anos de pesquisa científica, levamos a diante um legado de inovação e uma cultura única que enxerga desafios por meio de lentes empreendedoras.

Os mais de 5.000 talentosos membros de nossa equipe compartilham da visão Planet of Plenty™ (“Plante de Abundância”). Nós acreditamos que o agronegócio tem grande potencial de construir o futuro de nosso planeta, com um trabalho conjunto de todos, guiados pela ciência, tecnologia e o desejo compartilhado de fazer a diferença.

A Alltech é uma empresa de propriedade privada e familiar, o que permite nos adaptarmos rapidamente às necessidades de nossos clientes e nos concentrarmos em avançadas inovações. A empresa tem uma forte presença em todos os continentes, com sua matriz nos arredores de Lexington, Kentucky, Estados Unidos. Para mais informações visite www.alltech.com.br.

Informações para a imprensa

Camila Castro | Centro de Comunicação

camilac@centrodecomunicacao.com.br

Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *