leite

Valor de referência para o litro do leite tem aumento no RS

Compartilhar

Valor de referência para o litro do leite no Rio Grande do Sul sobe 10,84% em abril.

Veja também: Preços do café estão oscilando no mercado

Cifra reflete reposição de custos de itens como energia elétrica, combustíveis, ração animal e medicamentos veterinários.

O Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite) opera, desde o início desta semana, com novos custos de produção. A atualização foi apresentada pela Câmara Técnica (Camatec) do colegiado na reunião de terça-feira passada (26) e reflete a reposição de custos de itens como energia elétrica, combustíveis, ração animal e medicamentos veterinários. Os novos indexadores foram aprovados por unanimidade e têm como base o ano de 2021. Com isso, o valor de referência do litro do leite estimado para abril é de R$ 2,4007 no Rio Grande do Sul. O índice − elaborado com base nos primeiros dez dias do mês − é 10,84% superior ao consolidado de março, que fechou em R$ 2,1659 (valor já atualizado nos novos parâmetros).

Segundo o coordenador do Conseleite, Darlan Palharini, o resultado mostra um novo e real patamar de custos de produção tanto na indústria quanto para os produtores. “Os índices retratam o atual momento do setor e expõem o impacto da inflação e das mudanças na economia mundial no setor lácteo. Um cenário que, certamente, tem reflexo no valor do produto e de seus derivados ao consumidor”, ponderou Palharini.

Durante o encontro, também foi definido que, na reunião do dia 24 de maio, será eleita a nova diretoria do Conseleite. Foi acordado que o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, assumirá a coordenação do colegiado, uma vez que 2022 é o ano do elo produtor, conforme o rodízio estabelecido entre produtores e indústrias no estatuto da entidade. Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat, deve ocupar o cargo de vice-coordenador do Conseleite.

Zanetti também é responsável pela Câmara Setorial do Leite e Derivados, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. “Nosso objetivo é construir soluções para os problemas que vêm afetando toda a cadeia produtiva. O aumento dos custos de produção na indústria e no campo é inegável e agravou-se nesse período da pandemia, assim como vem sendo observado em praticamente todos os setores”, destacou. Segundo Zanetti, é importante fortalecer o fórum do Conseleite porque é nele que ocorre o diálogo entre as entidades e, desta forma, alinhar os anseios do setor às ações do Estado por meio da Câmara Setorial.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: