gado de corte

Pesar gado sem balança usando fita métrica

Compartilhar

Aprenda aqui como fazer uma pesagem de bovino com fita métrica sem uso de balança. Pesar gado sem balança usando fita métrica

Agron Home

Veja também: Pecuaristas estão vendo o prejuízo disparar

Pesar os animais é muito importante para controlar o rendimento, ganho de peso, avaliar desempenho da dieta, gerar indicies zootécnicos, controlar seus custos e saber se o frigorífico está roubando seu lucro.

A pesagem pode ser realizada por meio de balanças. E esse procedimento é o mais indicado e correto.

Entretanto, existem três técnicas para fazer pesagem de bovinos sem uso de balança usando apenas uma fita métrica.

Você pode utilizar uma simples fita de costureira para medir o corpo do boi e estimar seu peso.

Veja como usar as fórmulas para calcular o peso aproximado do bovino usando uma fita métrica:

Fórmula de Quetlet

P = peso vivo (kg); C = Perímetro Torácico, atrás da espádua (m); L = comprimento do corpo da ponta da espádua à ponta da nádega (m); 87,5 = coeficiente.

Fórmula de Mathiewitch

P = peso vivo (kg); T = Perímetro Torácico, atrás da espádua (m); V = circunferência da região do ventre (m); C = comprimento do corpo (externo – íleo – isquial) (m);

62 = coeficiente para animais adultos.

65 = coeficiente para animais jovens.

Por exemplo: Um garrote com 1,85 m de perímetro torácico(T); 2,35 m de perímetro de ventre (V); 1,97 m de comprimento do corpo (C).

Substituindo na formula acima, temos:

fita métrica

Este animal, pela raça, oferece um rendimento de carcaça no abate de 58% de carne limpa, então teremos: 538,63 x 0,58 = 312,40 kg de carne limpa ou 20,82 arrobas.

Também existe uma outra maneira mais simples de calcular, contudo o resultado é menos correto ainda (Pesar gado sem balança usando fita métrica).

Basta medir o perímetro torácico do animal, ou seja, o suvaco da frente. A fita é colocada ao redor do peito para ser feita a medida. A medida do perímetro deve ser multiplicado por 2,8 e o resultado dessa conta é o peso do animal em quilogramas (Kg).

Veja esse outro exemplo: Uma vaca que tem 220 centímetro de suvaco, perímetro torácico, terá 616 kg. A conta fica 220 cm x 2,8 kg/cm = 616 kg”

Este último método é muito meno preciso que a Fórmula de Quetlet e que a fórmula de Mathiewitch e muito menos correto que uma balança.

O uso das fitas não substituem a balança em termos de precisão, mas para quem não quer investir (pode custar mais que 20 mil reais) muito dinheiro em um tronco balança serve, desde que observados os seguintes cuidados (Pesar gado sem balança usando fita métrica):

Para a conta ser mais correta, os animais devem ter o peso acima de 150kg. Usar a fita para medir bezerros de baixo peso pode aumentar o erro do peso estimado. Quando se utiliza a fita, estamos generalizando. Não estamos levando em conta: A raça do animal, o sexo do animal, a altura e comprimento do animal. Isso porque a deposição de musculo e gordura não são iguais para todas as idade. A raça do animal tem grande influência quanto a sua deposição de musculo e gordura. Sexo do animal também possui influência determinante do desenvolvimento do animal. Comparando as raças de grande porte com raças de baixo porte, existe muita diferença. Qualquer método pode estar sub ou superestimando o peso correto do gado, mas é melhor do que nada.

Apesar de todas as variáveis, estas fórmulas foram desenvolvidas e comprovadas fora do Brasil e pode ajudar quem não tem condições de comprar uma balança.

Outra dica importante é que o animal deve estar apoiado nas quatro patas. A superfície deve ser plana. A fita não pode estar dobrada ou torcida e nem deve estar apertada no corpo do animal, ela também não deve também ficar muito frouxa. Recomenda-se que a medida seja feita sempre pela mesma pessoa.

Imagem principal: Depositphotos / casadaphoto (Fabio Salles).


Compartilhar

2 thoughts on “Pesar gado sem balança usando fita métrica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *