buva

Ferramenta para o manejo e controle da buva do milho safrina

Compartilhar

A buva (Conyza spp.) é considerada uma das principais plantas daninhas que infestam lavouras anuais, causado significativas perdas produtivas em decorrência da matocompetição. Pesquisas demonstram que em média, uma planta de buva por metro quadrado pode reduzir em até 14% a produtividade da soja, sendo essa redução, ainda maior a medida em que a densidade populacional da planta daninha aumenta (Supra Pesquisa).

Dependendo da espécie de buva, é possível observar registros de casos de resistência simples e múltipla a diferentes herbicidas e mecanismos de ação, fato que atrelado ao rápido crescimento e desenvolvimento dessa planta daninha, confere grande dificuldade de controle da buva. Além da elevada habilidade competitiva e as dificuldades de controle, especialmente em pós-emergência, a buva apresenta uma impressionante capacidade de produzir sementes.

Segundo Lamego et al. (2013), uma planta adulta de buva consegue produzir até 200 mil sementes viáveis, as quais são facilmente dispersas por agentes como o vento, proporcionando grande capacidade de multiplicação da buva. Levando em consideração que essas sementes são depositadas no banco de sementes do solo, grandes populações de buva podem representar uma verdadeira infestação para culturas sucessoras.

Ao acessar condições favoráveis de temperatura, umidade e luz, as sementes de buva germinam dando origem a novas populações de plantas infestantes. Como na safra 2021/22 algumas lavouras, em especial da região Sul do Brasil tiveram dificuldade em se desenvolver, pelas condições de baixa disponibilidade hídrica, altas infestações de buva puderam ser observadas no final da safra.

Levando em consideração que algumas dessas plantas daninhas concluíram seu ciclo de desenvolvimento, produzindo e dispersando milhares de sementes, o controle subsequente a safra da soja é extremamente necessário para reduzir as populações de buva em áreas de cultivo. Tendo em vista a possibilidade do cultivo do milho safrinha em algumas regiões, essa pode ser uma interessante ferramenta para o controle da buva possibilitando o uso de diferentes herbicidas e diferentes mecanismos de ação de herbicidas, contribuindo assim para o manejo da resistência a herbicidas.

Referências:

LAMEGO, F. P. et al. MANEJO DE Conyza bonariensis RESISTENTE AO GLYPHOSATE: COBERTURAS DE INVERNO E HERBICIDAS EM PRÉ-SEMEADURA DA SOJA. Planta Daninha, Viçosa-MG, 2013. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pd/a/8yvSpQHkfCV5KxqbBd56Bqk/?format=pdf&lang=pt >, a cesso em: 28/03/2022.

Agron Home

Veja também: Celeiro de tecnologias para o agronegócio no mundo

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Ferramenta para o manejo e controle da buva do milho safrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: