Componentes de produtividade do trigo - Agron Agronégocios Online
Componentes de produtividade do trigo

Componentes de produtividade do trigo

Compartilhar

Períodos de definição dos componentes de produtividade do trigo.

Agron Home

Veja também: pH do solo influencia na disponibilidade do Fósforo?

O trigo pode ser considerado um dos principais, se não o principal cereal de inverno cultivado em solo brasileiro. O trigo é utilizado principalmente na rotação de culturas com a soja durante o período de inverno, proporcionando maior sustentabilidade, rentabilidade e uso da terra em sistemas de produção de grãos.

Pensando em elevadas produtividades de trigo, o manejo nutricional, sanitário e cultural, são essenciais entre outras práticas para proporcionar condições adequadas de crescimento e desenvolvimento do trigo. Entretanto, para o adequado posicionamento de práticas de manejo é necessário conhecer e compreender os diferentes estádios do desenvolvimento da cultura, especialmente os períodos responsáveis pelo desenvolvimento de componentes de produtividade do trigo.

Anuncio congado imagem

Com isso em vista, a escala de desenvolvimento fenológica do trigo é uma das principais ferramentas disponíveis para o posicionamento de práticas de manejo. Na figura 1 é possível observar alguns estádios críticos para a definição do rendimento do trigo.

Figura 1. Escala Feekes-Large de crescimento e desenvolvimento de trigo e correspondente formação dos componentes do rendimento de grãos.

Um dos principais estádios e mais importantes na definição da produtividade do trigo é o período da formação de grãos, que compreende desde o início do florescimento (antese) ao enchimento de grãos. Conforme destacado por Rodrigues; Teixeira; Costenaro (2011), a duração do período compreendido entre os estádios de espigueta terminal e antese apresenta relação direta com a produtividade da cultura do trigo.

Figura 2. Associação entre a duração do período entre os estádios de espigueta terminal e antese, na evolução do rendimento de grãos de trigo.

Conhecendo a importância desse período, e a relação dele com a produtividade do trigo, é essencial estabelecer práticas de manejo que possibilitem a redução da interferência de fatores ambientais, pragas e doenças no desenvolvimento do trigo, a exemplo da Giberela (Gibberella zeae), doença cuja a antese do trigo é o período de maior susceptibilidade.

Além do manejo fitossanitário do trigo, deve-se atentar para o manejo nutricional da cultura, sendo necessário posicionar fertilizantes nos períodos onde maiores respostas produtivas são observadas, especialmente se tratando de fertilizantes nitrogenados. Outro fato interessante está relacionado a dessecação da cultura em pré-colheita, uma vez que a dessecação em épocas inadequadas pode implicar em redução de componentes de produtividade como o peso de grãos.

Dessa forma, pode-se dizer que conhecer os estádios de desenvolvimento do trigo, especialmente os períodos de definição dos componentes de produtividade é essencial para posicionar práticas de manejo visando altas produtividade de trigo.

Referências:

RODRIGUES, O. TEIXEIRA, M. C. C.; COSTENARO, E. R. MANEJO DE TRIGO PARA ALTA PRODUTIVIDADE. Revista Plantio Direto – Maio/Junho de 2011. Disponível em: < https://www.embrapa.br/documents/1355291/17775548/Trigo-Manejo+para+alta+Produtividade.pdf/9ba37362-19a5-4e9d-91e8-432f7a1f31ec?version=1.0 >, acesso em: 06/07/2021.

SISTEMAS DE PRODUÇÃO EMBRAPA. CULTIVO DO TRIGO. Disponível em: < https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproducaolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&p_r_p_-76293187_sistemaProducaoId=3704&p_r_p_-996514994_topicoId=3047 >, acesso em: 06/07/2021.

—SIGA NAS REDES SOCIAIS —
Twitter: https://twitter.com/agrotwit

Facebook: https://www.facebook.com/PortalAgron
Instagram: https://www.instagram.com/portalagron
Youtube: https://www.youtube.com/portalagron
Grupo Telegram Agron pecuária: https://t.me/portalagron_pecuaria
Grupo Telegram Agricultura: https://t.me/portalagron_agricultura
Canal Telegram: https://t.me/portalagron
Site: https://agron.com.br
https://linktr.ee/Portalagron

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!