Resistência do capim-amargoso aos herbicidas

Resistência do capim-amargoso aos herbicidas

Compartilhar

Três dos cinco casos de resistência do capim-amargoso  aos herbicidas estão no Brasil.

Agron Home

Veja também: Uso de defensivos agrícolas, você é a favor ou contra?

Pertencente a família Poaceae, o capim-amargoso (Digitari insularis) é uma das principais plantas daninhas presentes em culturas agrícolas como a soja e milho. Dentre as características dessa planta, podemos destacar rápido crescimento e desenvolvimento, entouceiramento (produção de touceiras), elevada produção de sementes e fácil dispersão delas.

Aliado a isso, o capim-amargoso apresenta elevada habilidade competitiva, o que faz dele uma planta daninha causadora de elevados danos a cultivos agrícolas. A matocompetição imposta pelo capim-amargoso causa entre outras coisas redução drástica da produtividade da soja. Conforme dados do Supra Pesquisa, uma planta de capim-amargoso por metro quadrado de área pode causar redução de produtividade de até 21% na cultura da soja.

Figura 1. Interferência de diferentes densidades populacionais de capim-amargoso sobre a produtividade da soja.

Avaliando o efeito da convivência do capim-amargoso na produtividade da soja, Gazziero et al. (2012) observaram que infestações com até três plantas de capim-amargoso por metro quadrado podem refletir em redução de produtividade de até 23% em soja, enquanto populações maiores (de quatro a oito plantas.m2) podem causar reduções de produtividade de até 44%.

Os autores determinaram um modelo matemático que permitiu detectar as diferenças na produtividade, obtida com os dados das 32 parcelas coletadas e que pode auxiliar na definição das perdas produtivas ocasionadas por diferentes densidades populacionais do capim-amargoso. O modelo matemático pode ser observado na figura 2.

Figura 2. Regressão linear estimada entre as produtividades de soja e densidades de infestação de capim-amargoso. Embrapa Soja. Londrina, Paraná. 2012.

Baseado no impacto negativo causado pela presença do capim-amargoso em lavouras de soja, o controle dessa daninha é essencial para evitar maiores perdas produtivas. Assim como para a maioria das plantas daninhas, os herbicidas são as ferramentas mais usuais no controle do capim-amargoso, entretanto, casos de resistência dessa planta daninhas a herbicidas tem dificultando ainda mais o controle e manejo do capim-amargoso.

Conforme destacado por Albrecht & Albrecht (2021), atualmente, no Brasil se tem conhecimento de casos de resistência do capim-amargoso a herbicidas nas culturas da soja e milho, sendo o glifosato o principal herbicida envolvido nos casos de resistência. Além dele, é possível observar casos de resistência do capim-amargoso aos herbicidas fenoxaprope e haloxifope.

Tabela 1. Casos de resistência de capim-amargoso identificados no mundo.

O fato da maioria dos casos de resistência do capim-amargoso a herbicidas estar presente no Brasil, torna necessário repensar as práticas de controle utilizadas para o manejo dessa planta daninha. Além disso, o elevado potencial dessa planta daninha em reduzir a produtividade da soja, aliado aos casos de resistência do capim-amargoso fazem dele uma preocupante planta daninha no sistema plantio direto brasileiro. Sendo assim, medidas necessitam ser tomadas para que o Brasil não venha a desenvolver novos casos de resistência do capim-amargoso a herbicidas.

Referências:

ALBRECHT, A. J. P.; ALBRECHT, L. P. MAPEAMENTO DO CAPIM-AMARGOSO (Digitaria insularis) COM RESISTÊNCIA A HERBICIDAS. Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas, HRAC-BR, Informe Técnico, n. 0005, 2021. Disponível em: < https://www.hrac-br.org/informativo-tecnico >, acesso em: 22/06/2021.

GAZZIERO, D. L. P. et al. EFEITOS DA CONVIVÊNCIA DO CAPIM-AMARGOSO NA PRODUTIVIDADE DA SOJA. XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia , SBCPD, 2012. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/934948/efeitos-da-convivencia-do-capim-amargoso-na-produtividade-da-soja >, acesso em: 22/06/2021.

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos.


Compartilhar

2 thoughts on “Resistência do capim-amargoso aos herbicidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *