Relação da citocinina e a arquitetura de plantas

Relação da citocinina e a arquitetura de plantas

Compartilhar

Relação da citocinina e a arquitetura de plantas. O adequado balanço hormonal é tão importante quanto o nutricional para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal resultando em boa produtividade de culturas como a soja. Conforme observado por Bertolin et al. (2010),  o uso de bioestimulantes contendo hormônios vegetais proporciona incremento no número de vagens por planta e produtividade de grãos tanto em aplicação via sementes quanto via foliar.

As citocininas são uns dos principais hormônios envolvidos em processos bioquímicos e metabólicos da planta, conforme destacado por Taiz et al. (2017), a Cinetina é uma das principais citocininas sintéticas similares a de ocorrência natural.

Relação da citocinina e a arquitetura de plantas

A citocinina está relacionada ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente de carboidratos. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos, dessa forma, desempenhando papel fundamental no enchimento de frutos (Freschi, 2019).

Conforme destacado pelo MSc. Gabriel Schaich no curso “Hormônios vegetais e o uso de bioestimulantes e aminoácidos” desenvolvido em parceria com a Equipe Mais Soja, a citocinina é produzida no sistema radicular das plantas e translocada para a parte aérea, trabalhando em conjunto com a auxina em balanços hormonais dentro da planta. Seu acúmulo na planta pode promover o desenvolvimento do sistema vascular e a quebra de dormência de gemas laterais.

Esse fato pode ser observado inclusive quando ocorre a quebra da dominância apical da planta, onde a citocinina entra em ação estimulando a planta em produzir brotações a partir de gemas laterais. Com relação ao manejo da soja, esse artifício pode ser utilizado inclusive para promover maior ramificação lateral de plantas, afetando diretamente a arquitetura delas, fato que é observado com a quebra da dominância apical a partir do uso de herbicidas, produtos hormônios ou  com o corte do ápice da planta.

Além disso, as citocininas exercem uma diversidade de efeitos sobre as plantas, estando elas envolvidas na regulação do crescimento e diferenciação, incluindo a divisão celular, dominância apical, formação de órgãos, retardamento da quebra de clorofila, desenvolvimento dos cloroplastos, senescência das folhas, abertura e fechamento dos estômatos, desenvolvimento das gemas e brotações, metabolismo dos nutrientes e como reguladores da expressão dos genes (Martins, 2019).

Referências:

BERTOLIN, D. C. et al. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE SOJA COM A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES. Bragantia, Campinas, v.69, n.2, p.339-347, 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/brag/a/Pq3LJZyT43zwynhCKy7WrXb/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 15/06/2021.

FRESCHI, J. A IMPORTÂNCIA DA AUXINAS E DA CITOCININA PARA A NUTRIÇÃO DA PLANTA E O ENXIMENTO DE FRUTOS. Stoller, 2019. Disponível em: < https://www.stoller.com.br/a-importancia-da-auxina-e-da-citocinina-para-a-nutricao-da-planta-e-o-enchimento-de-frutos/ >, acesso em: 15/06/2021.

MARTINS, I. A.  LACTOFEN E CITOCININA NA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS EM SOJA. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Lavras, 2019. Disponível em: < http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/33896/2/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Lactofen%20e%20citocininana%20produtividade%20de%20gr%C3%A3os%20em%20soja.pdf >, acesso em: 15/06/2021.

TAIZ, L. et al. FISIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO VEGETAL. Porto Alegre, Ed. 6, 2017. Disponível em: < https://grupos.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/474835/mod_resource/content/0/Fisiologia%20e%20desenvolvimento%20vegetal%20-%20Zair%206%C2%AAed.pdf >, acesso em: 15/05/2021.

Agron Home

Veja também: Quais são e como manejar pragas de grãos armazenados

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos.


Compartilhar

3 thoughts on “Relação da citocinina e a arquitetura de plantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *