Saiba o que é hormônios vegetais e sua importância

Saiba o que é hormônios vegetais e sua importância

Compartilhar

Saiba o que é hormônios vegetais e sua importância: O bom crescimento e desenvolvimento de uma planta depende de inúmeros fatores os quais podem interferir direta ou indiretamente nesses processos. Além de adequada disponibilidade de água, nutrientes e radiação solar, uma planta necessitar estar em equilíbrio hormonal para que seu processo de crescimento e desenvolvimento não seja prejudicado.

Agron Home

Veja também: Procura e nova safra devem pressionar preços do feijão

Saiba o que é hormônios vegetais e sua importância

Por definição, o hormônio vegetal ou fitormônio é uma substância química biologicamente ativa, produzida por uma planta que, em baixas concentrações  regula determinados processos fisiológicos,  além de determinar alguns processos bioquímicos. Logo, os hormônios ou fitormônios são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias, naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeito no crescimento e desenvolvimento das plantas (Melo, 2002).

Conforme destacado por Melo (2002), os principais hormônios vegetais conhecidos são as Auxinas, Citocininas, Giberelinas, Ácido Abscísico e Etileno. Os hormônios notadamente promotores do crescimento vegetal são as auxinas, citocininas e giberelinas, enquanto ácido abscísico e etileno reduzem ou inibem o desenvolvimento por diferentes processos, sendo o fechamento estomático promovido pelo ácido abscísico e a senescência precoce decorrente da produção de etileno em níveis supra ótimos os principais limitantes para a manutenção da fotossíntese e do potencial produtivo (Freschi & Magalhães Filho).

Esses hormônios são essenciais para o bom crescimento e desenvolvimento vegetal, inclusive em situações de estresse vegetal, onde podem ser empregados de como ferramentas para redução dos efeitos negativos ocasionados pelos estresses. Além disso, a quantidade requerida desses hormônios pelas plantas pode variar de acordo com o estádio de desenvolvimento e exigências da cultura, sendo essencial determinar esses períodos para melhor manejo hormonal da lavoura, levando em consideração não só a quantidade desses hormônios mas também os fatores que influenciam em sua produção,  tais como nutrientes chaves.

Tendo em vista a importância desses hormônios vegetais no crescimento e desenvolvimento das plantas, e sua relação com a produtividade das culturas, a Equipe Mais Soja em parceria com o MSc. Gabriel Schaich desenvolveu um curso relacionado ao tema, trazendo informações de qualidade para auxiliar você técnico e produtor a desempenhar um adequado manejo hormonal em sua lavoura.

Referências:

FRESCHI, J.; MAGALHÃES FILHO, J. R. O PODER DOS HORMÔNIOS VEGETAIS EM MODULAR O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA. STOLLER. Disponível em: < https://www.stoller.com.br/o-poder-dos-hormonios-vegetais-em-modular-o-desenvolvimento-da-planta/?gclid=Cj0KCQjwh_eFBhDZARIsALHjIKeNV-nH2ImSTM-3Fadb-w8C5ANDt0wYP2DdKqoA5VPJnOh6RWrA3-gaAuADEALw_wcB >, acesso em: 07/06/2021.

MELO, N. F. INTRODUÇÃO AOS HORMÔNIOS E REGULADORES DE CRESCIMENTO VEGETAL. Embrapa, Semi-Árido, 2002. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/135451/introducao-aos-hormonios-e-reguladores-de-crescimento-vegetal >, acesso em: 07/06/2021.

Fonte: Equipe Mais Soja. Por: Maurício Siqueira dos Santos.


Compartilhar

2 thoughts on “Saiba o que é hormônios vegetais e sua importância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *