Inoculação em lavoura de milho

Inoculação em lavoura de milho

Compartilhar

Inoculação em lavoura de milho. Aumento de produtividade aliado a redução do uso de fertilizantes.


Agron: Home

A Inoculação e o aumento da produtividade do trigo

Inoculação em lavoura de milho

O milho é uma cultura amplamente difundida, cultivada na safra ou safrinha (segunda safra), tanto solteiro quando em consórcio a outras gramíneas como a braquiária. Além de ser uma significativa fonte de renda, o milho exerce papel essencial na rotação de culturas e sustentabilidade do sistema produtivo, servindo como fonte de cobertura do solo e contribuindo para o aumento da matéria orgânica dele.


Do ponto de vista nutricional, o milho é uma cultura extremamente exigente, sendo o nitrogênio o nutriente mais requerido pela gramínea. Segundo Coelho & França, para produtividades médias de 3,65 t.ha-1 de grãos são extraídos cerca de 77 kg de nitrogênio por hectare. A exportação do nutriente aumenta a medida em que há o aumento da produtividade média de milho, podendo chegar a 217 kg.ha-1 de nitrogênio para produtividades médias de 10,15 t.ha-1 de milho.

Sabe-se que a produtividade do milho apresenta uma intima relação com a adubação nitrogenada, entretanto, em virtude do elevado custo de insumos, nem sempre a adubação nitrogenada prevendo altas produtividades é possível do ponto de vista econômico. Tendo em vista o representativo custo da adubação nitrogenada na cultura do milho, é indispensável buscar alternativas que possibilitem a manutenção ou aumento de produtividade da cultura sem elevar os custos de produção.

Inoculação em lavoura de milho

Uma dessas alternativas é a inoculação do milho com bactérias do gênero Azospirillum. A espécie de bactéria mais conhecida do gênero Azospirillum é o Azospirillum brasilense, as bactérias do gênero possuem habilidade em sintetiza fitormônios que promovem o crescimento vegetal, principalmente do sistema radicular (Prando et al. 2019).

Conforme destacado por Hungria (2011), essas bactérias apresentam capacidade em realizar a fixação biológica de nitrogênio, entretanto, por se tratar de uma relação de associação e não simbiose como no caso da relação entre bactérias do gênero Bradyrhizobium e a soja, nem todo o nitrogênio fixado pelas bactérias é disponibilizado para o milho, sendo necessário realizar a complementação de nitrogênio para a cultura por meio da adubação nitrogenada.

Contudo, ainda que a inoculação do milho com bactérias do gênero Azospirillum não forneça todo o nitrogênio requerido pela cultura do milho, o estímulo no crescimento do sistema radicular pode proporcionar maior volume de solo explorado pela planta de milho e com ele maior absorção de água e nutrientes do solo, possibilitando inclusive maior tolerância a períodos de déficit hídrico.

Conforme observado por Hungria (2011), o efeito da inoculação do milho sobre a produtividade pode estar relacionado a estirpe de Azospirillum utilizada, entretanto, avaliando a produtividade do milho em função da inoculação com estirpes das bactérias Azospirillum brasilense (Ab) e Azospirillum lipoferum (Al), a autora observou que independente da estirpe de bactéria, a inoculação do milho promoveu maior produtividade da cultura, sendo observado aumento médio de produtividade de 24% em comparação ao tratamento sem inoculação.

Além do incremento de produtividade em decorrência de inoculação do milho, resultados de pesquisa da Embrapa destacam que o uso de tecnologia pode reduzir em até 25% o uso de fertilizantes nitrogenados aplicados em cobertura para lavouras de altos rendimentos.

Incrementos médios de produtividade de 17% com a inoculação do milho em comparação a testemunha também foram observados por Camilo; Oliveira; Marriel, assim como Bulla & Balbinot Junior (2012) observaram aumento médio da produtividade de aproximadamente 4,5% com o uso da tecnologia, o que corroboram os resultados de Hungria (2011) e aliado a redução dos custos com utilização de fertilizantes nitrogenados destacam a importante contribuição da inoculação para o aumento de produtividade e sustentabilidade no cultivo do milho.

Referências:

BULLA, D.; BALBINOT JUNIOR, A. A. INOCULAÇÃO DE SEMENTES DE MILHO COM Azospirillum brasilense EM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO. Revista Agropecuária Catarinense, v. 25, n. 2, 2012. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/101915/1/Inoculacao-de-sementes-de-milho-com-Azospirillum-brasiliense-em-diferentes-doses-de-nitrogenio.pdf >, acesso em: 28/04/2021.

CAMILO, B. G.; OLIVEIRA, C. A.; MARRIEL, I. E. Resposta da cultura do milho à inoculação com Azospirillum brasilense sob três níveis de nitrogênio e tratamento químico da semente. Embrapa. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1086831/1/Respostacultura.pdf >, acesso em: 28/04/2021.

COELHO, A. M.; FRANÇA. G. E. NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DO MILHO. Disponível em: < http://ccpran.com.br/upload/downloads/dow_5.pdf >, acesso em: 28/04/2021.

EMBRAPA. BACTÉRIAS AUMENTAM PRODUTIVIDADE DO MILHO E REDUZEM ADUBOS QUÍMICOS. Embrapa, 2015. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/2467608/bacterias-aumentam-produtividade-do-milho-e-reduzem-adubos-quimicos#:~:text=inocula%C3%A7%C3%A3o%20no%20milho-,A%20tecnologia%20de%20inocula%C3%A7%C3%A3o%20se%20baseia%20na%20capacidade%20promotora%20de,a%20fixa%C3%A7%C3%A3o%20biol%C3%B3gica%20de%20nitrog%C3%AAnio. >, acesso em: 28/04/2021.

HUNGRIA, A. INOCULAÇÃO COM Azospirillum brasilense: INOVAÇÃO EM RENDIMENTO A BAIXO CUSTO. Embrapa, Documentos, n. 325, 2011. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/29676/1/Inoculacao-com-azospirillum.pdf >, acesso em: 28/04/2021.

PRANDO, A. M. et al. COINOCULAÇÃO DA SOJA COM Bradyrhizobium E Azospirillum NA SAFRA 2018/2019 NO PARANÁ. Embrapa, Circular Técnica, n. 156, 2019. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1117312/1/Circtec156.pdf >, acesso em: 28/04/2021.

Fonte: Equipe Mais Soja. Autor: Maurício Siqueira dos Santos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!