Benefícios de um programa de monitoramento sobre a qualidade da vacinação

Compartilhar

Por Paola Cruz-Dousdebes*

A vacinação no incubatório é a melhor opção para realizar uma aplicação massal sob um ambiente controlado. De fato, o melhor controle e padronização do processo global de vacinação realizado em um único local e conduzido por uma equipe bem treinada resultará em maior qualidade de vacinação, melhor saúde e bem-estar em comparação aos diferentes tipos de vacinação na granja.

Como em qualquer outro processo da cadeia de valor, a implementação de procedimentos para garantir as boas práticas, módulos de treinamento específicos para a equipe e os métodos de execução e controle são essenciais para o sucesso. Isto é igualmente aplicável à vacinação em incubatório. Sem qualquer controle no processo de administração da vacina, todos os benefícios das vacinas utilizadas não podem ser traduzidos em resultados.

Uma aplicação dedicada foi utilizada para realizar uma auditoria referente ao desempenho da vacinação em incubatórios.

O impacto positivo de um programa de vacinação em incubatório. Uma publicação recente no Poultry Science Journal em 2020, mostrando uma pesquisa realizada pela Universidade de Pádua (Itália) e a Universidade da Tessália (Grécia) em cooperação com a Ceva Saúde Animal, demonstrou, estatisticamente, que o monitoramento da vacinação resultará em uma melhoria significativa da qualidade da vacinação para a proteção das aves e, em última instância, para o desempenho econômico das empresas envolvidas**.

Resultados das auditorias de vacinação do incubatório. Durante um período de 4 anos, o efeito de múltiplos controles baseados em 1678 auditorias de desempenho de vacinação foram avaliados em 169 incubatórios, localizados em 11 países europeus. Esses controles foram realizados por profissionais especificamente treinados usando um aplicativo exclusivo e um tablet.

A pesquisa mostrou a variação nas pontuações entre a última e a primeira visita traçada, em relação ao número de auditorias realizadas (visitas), o que representa positivamente a melhora, particularmente nos indicadores de qualidade da preparação da vacina e da administração de spray (Figura 1 – baixe a imagem no link abaixo). O equipamento de injeção foi estável pois, como mencionado no artigo, ele foi instalado por um longo período e o impacto sobre as melhorias torna-se menos visível na forma rotineira.

Legenda Figura 1 – Gráfico de dispersão, relatando a variação total e parcial entre a última e a primeira visita organizada em relação ao número de visitas realizadas. Uma linha de regressão e um intervalo de confiança relativo de 95 (área sombreada) foram sobrepostos. **No good vaccination quality without good control: the positive impact of a hatchery vaccination service program. Poultry Science 99: 2976-2982. Acesse o estudo completo clicando aqui!

O C.H.I.C.K. PROGRAM. Desde sua implantação, há mais de 10 anos, o C.H.I.C.K. PROGRAM Ceva provou seu valor para incubatórios, avicultores, integrações e produtores avícolas. Hoje, mais de 175 especialistas bem treinados em 40 países estão realizando auditorias e dando suporte para cerca de 60% dos incubatórios em todo o mundo. Isso resulta em mais de 8 mil auditorias e relatórios altamente valorizados anualmente. Durante as auditorias, diferentes parâmetros são pontuados, utilizando um aplicativo móvel dedicado, e os resultados são armazenados em um banco de dados para este fim.

Os resultados são relatados de forma gráfica para o gerenciamento do incubatório, comparando-os com desempenhos passados e com o benchmarking. O status do incubatório é discutido com o pessoal responsável e os gerentes, ações potenciais são sugeridas e os resultados são acompanhados na próxima visita. O treinamento, as melhorias no local e os relatórios para o gerenciamento do incubatório resultam na melhoria dos pontos críticos.

Código de boas práticas. Além disso, a atividade dos profissionais qualificados da Ceva é estruturada por um Código de Boas Práticas, cujo cumprimento é atestado por uma empresa de auditoria externa independente (Bureau Veritas Group). Atualmente, todas as afiliadas do Grupo Ceva com equipes Avícolas possuem um Reconhecimento de Qualidade dado por esta empresa de testes e certificação. De fato, ano após ano, nossas equipes passam por auditorias dedicadas para provar que existe o domínio das boas práticas de vacinação nos incubatórios.

Muitas melhorias significativas observadas. O efeito positivo de um programa de monitoramento da qualidade da vacinação foi então demonstrado pela publicação mencionada, que demonstra claramente os benefícios de uma avaliação objetiva do desempenho do incubatório através de um questionário padronizado no C.H.I.C.K Program, utilizando um aplicativo específico, seguido de discussão com o pessoal e a gestão sobre as ações necessárias.

Os resultados foram uma melhoria significativa do desempenho da administração da vacina, e por consequência, uma redução da ocorrência de doenças infecciosas. O C.H.I.C.K. Program melhora a saúde e bem-estar animal e, por fim, o desempenho econômico da produção.

*Paola Cruz-Dousdebes é Global Vaccination Services e Wessel Swart (Europa),

Vaccination Services & Equipment e Poultry Franchise Ceva Santé Animale (França)


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *