créditos: istock

Avicultura no Brasil: quais atividades desse segmento são mais rentáveis 

Compartilhar

A avicultura é um segmento do agro que se encontra em crescimento no Brasil

A avicultura é um nicho do agronegócio dedicado à criação e à reprodução de aves. Nesse sentido, essa atividade é voltada principalmente às aves de corte com o intuito de produzir carne, bem como para produção de ovos. No setor agropecuário, essa atividade é elementar para a economia brasileira. Em suma, para o Brasil, a avicultura é um dos setores de grande destaque. 

Na realidade, o país é um dos maiores exportadores de carne de frango em escala mundial, ou seja, consolidou-se como um dos players principais nesse nicho. Além disso, a avicultura está passando por um momento de crescimento significativo. Este crescimento está ligado intimamente com a projeção de clima favorável, disponibilidade de terras para a produção de aves, além da técnica e da infraestrutura adequada que os produtores dominam.

Qual atividade na avicultura é mais rentável? 

Inicialmente, é importante destacar que a rentabilidade na avicultura irá depender de diversos fatores, mesmo que mostre-se como um negócio promissor. Nesse sentido, é importante levar em consideração a região, o tamanho da produção, a qualidade dos produtos utilizados, a eficiência da atividade produtiva, entre outros. 


Todavia, a produção de ovos e de carne podem ser as mais rentáveis quando consideramos fatores como o mercado, o custo de produção e a demanda internacional. Como o segmento de ovos no Brasil é um dos maiores do mundo, investir na produção de ovos pode ser uma estratégia excelente. Esse tipo de produção, se bem planejada, pode gerar  ganhos relativamente altos. 

No que se refere à criação de aves para o abate, a criação de frangos para corte mostra-se como uma atividade rentável, também, na avicultura. De fato, a demanda por carne de frango é extremamente alta. Além disso, a produção em grande escala atrelada a eficiência na conversão alimentar, bem como o ciclo acelerado de produção dos frangos, podem fazer da venda de carne de frango um ótimo empreendimento.

É preciso investir no bem-estar das aves na avicultura 

Preocupar-se com o bem-estar das aves é elementar na avicultura. Cuidar dos animais, além de proporcionar uma condição mais humana de existência, também faz com que a produção aumente. Atentar-se ao bem-estar das aves significa produzir alimentos de qualidade, bem como investir na sustentabilidade da própria indústria em si. 

Por exemplo, adotar um sistema de aquecimento por GLP, mais conhecido como gás de cozinha, é mais econômico e eficiente, além de garantir a saúde do animal e melhorar sua qualidade de vida. Por consequência, resulta em um produto de qualidade, construindo uma imagem mais humanista da própria empresa e do segmento. 

Fonte: Thaís Cal; Imagem: iStock.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: