Gripe aviária

Gripe aviária: Japão suspende carne de frango de SC

Compartilhar

Japão suspende importações de carne de frango de Santa Catarina devido à gripe aviária; entidades do setor se manifestam.

Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron: aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar.

Veja também: Risco de geada ameaça segunda safra de milho

Nesta segunda-feira (17), o Japão anunciou a suspensão temporária das importações de carne de frango proveniente de Santa Catarina, após a detecção de casos de gripe aviária em aves de subsistência no município de Maracajá, no sul do estado.

As aves afetadas incluíam galinhas de angola, patos, marrecos e codornas mantidas em criações de fundo de quintal. Em cumprimento à legislação vigente, um total de 177 aves foram sacrificadas. Agentes sanitários estão atuando na região, intensificando as ações de controle e realizando visitas às propriedades.


Essa não é a primeira vez que o Japão impõe restrições às importações de carne de frango brasileira. Em 28 de junho, o país asiático já havia imposto um embargo semelhante devido à detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município de Serra, no Espírito Santo.

A decisão das autoridades japonesas não está em conformidade com os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que sugerem a suspensão do comércio apenas nos casos em que a doença é identificada em aves de produção comercial. O Código de Saúde de Animais Terrestres da OMSA estabelece que os países-membros não devem suspender o comércio no caso de notificações de gripe aviária que não envolvam aves de produção industrial.

O Ministério da Agricultura brasileiro questionou as autoridades japonesas sobre a suspensão, argumentando que a ocorrência da gripe aviária em aves de subsistência não altera o status do Brasil como um país livre da doença.

Santa Catarina é o segundo maior exportador de carne de frango do Brasil, tendo exportado 545,5 mil toneladas da proteína no primeiro semestre deste ano. Os embarques mensais de carne de frango de Santa Catarina para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil.

A medida adotada pelo Japão preocupa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne-SC), que lamentaram a suspensão. Em nota conjunta, as entidades destacaram que, de acordo com as recomendações da OMSA, a ocorrência da gripe aviária em aves de subsistência não afeta o status do Brasil como país livre da doença, já que não há registro da IAAP na produção industrial brasileira.

Embora a suspensão temporária das importações pelo Japão tenha um impacto limitado, representando menos de 3% das exportações totais de carne de frango do Brasil para o país, a ABPA, a ACAV e o Sindicarne-SC esperam que outras unidades frigoríficas habilitadas para exportação em outros estados possam absorver parte desse impacto, minimizando assim os efeitos negativos tanto para as exportações brasileiras quanto para os consumidores japoneses.

As entidades do setor ressaltaram que não há risco no consumo dos produtos, uma vez que todas as organizações internacionais de saúde humana e animal, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO-ONU), afirmam que os protocolos de biossegurança estão sendo rigorosamente seguidos.

Por fim, a ABPA, a ACAV e o Sindicarne-SC expressaram reconhecimento pelo trabalho exemplar realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e pela Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, bem como pelas Secretarias de outros estados brasileiros, no monitoramento e controle da gripe aviária no país.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: