Produção sustentável e mercado de soja

Produção sustentável e mercado de soja

Compartilhar

Produção sustentável e mercado de soja são destaque no CBSoja GoLive neste dia 28.

Agron Home

Veja também: Estimativa de produção do milho segunda safra

Produção sustentável de soja e Mercado internacional de grãos e farelo de soja serão os temas centrais dos painés, neste dia 28 de junho, das 8h às 15h, que compõem o  CBSoja GoLive, plataforma que irá congregar cinco eventos técnicos on-line até a realização do IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja, em 2022, em Foz do Iguaçu (PR).  O período de inscrições gratuitas para o primeiro evento, promovido pela Embrapa Soja, termina neste dia 25 de junho.

Para a cerimônia de abertura está confirmada a participação do general Antonio Hamilton Mourão, vice-presidente da República, de representante do Ministério da Agricultura, de Celso Moretti, presidente da Embrapa, e de Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja, entre outras autoridades.

O painel de abertura, às 9h50, sobre “Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtidos” terá a moderação de Ricardo Manoel Arioli Silva, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A primeira palestra será sobre Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional e será ministrada por Marcelo Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Na sequência, será debatido O papel da ciência na produção sustentável de soja, pelo pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja.

A partir das 13h, será realizado o painel “Mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções¨, cuja moderação será conduzida por Daniel Furlan Amaral, gerente de economia da Associação das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove). Uma das palestras do painel será sobre Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade, por Larissa Wachholz, assessora da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Chefe do Núcleo China. Outro tema a ser debatido será o  Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil, por Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura. Também terá destaque a palestra Las perspectivas del mercado de la soja: corto, medio y largo plazos, a ser ministrada por Julio Calzada, diretor de Informações e Estudos Econômicos da Bolsa de Comércio de Rosario.

Adeney de Freitas Bueno, pesquisador da Embrapa Soja e presidente do CBSoja, explica que a plataforma CBSoja GoLive está organizada para antecipar relevantes discussões relacionadas à cadeia produtiva da soja e reunir os agentes envolvidos com a cadeia produtiva da soja para discutir importantes temáticas da cultura que não podem esperar o ano de 2022. “Criamos este espaço virtual e interativo para manter todos os atores envolvidos com o sistema de produção de soja atualizados até a data do encontro presencial no IX CBSoja e Mercosoja 2022”, explica.

Sobre o IX CBSOJA e o MERCOSOJA 2022

O Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e o Mercosoja 2022, que aconteceriam este ano, foram prorrogados para 16 a 19 de maio de 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Acesse http://www.cbsoja.com.br e confira a programação completa dos eventos do CBSoja GoLive e do evento presencial em maio de 2022.

Programação Lançamento do CBSoja GoLive – on-line – 28 de junho de 2021, segunda-feira – Lançamento (gratuito)

    8h – 9h35 Cerimônia de abertura com a presença do Vice-Presidente da República, General Antonio Hamilton Mourão

    9h35 – 9h50 Intervalo para visitação à feira virtual

    9h50 – 11h30 Painel:

        Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtidos – Moderador: Ricardo Manoel Arioli Silva (Presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA)

        Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional – Marcelo Brito (Presidente da ABAG)

        O papel da ciência na produção sustentável de soja – Henrique Debiasi (Pesquisador Embrapa Soja)

    13h – 15h Painel – O Mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções – Moderador: Daniel Furlan Amaral (ABIOVE – Gerente de Economia)

        Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade – Larissa Wachholz (Assessora Especial da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe do Núcleo China).

        Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil – Glauco Bertoldo (Diretor do DIPOV / SDA / MAPA)

        Las perspectivas del mercado de la soja: corto, medio y largo plazos – Julio Calzada (Director de informaciones y Estudios Económicos de de la Bolsa de Comercio de Rosario).

Inscrição gratuita

Inscrições até 25 de junho na página do CBSoja GoLive: https://www.cbsoja.com.br/golive. Em tipo de inscrição escolher: Lançamento Após esse processo será enviado um email de confirmação da inscrição e posteriormente o link para acesso à plataforma.

Obs: As inscrições garantem emissão de certificado aos participantes.

Fonte: Embrapa Soja.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *