1 e 2 de junho de 2016 | Dourados, MS – Brasil


CNAGRO Científico

Destinado a receber resumos expandidos para apresentação em pôster.


Os trabalhos serão publicados apenas nos anais do evento como anexo à revista Agron online (ISSN 2358- 5757). Os melhores trabalhos avaliados pela comissão Científica poderão ser publicados também na revista Agron impressa (ISSN 2317-4366).

Instruções para Preparação de Resumos Expandidos para o CNAGRO 2016

O trabalho será submetido em formato DOC ou DOCX do editor Word e, não serão feitas correções após o envio.

Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, pois mesmo pequenas falhas poderão inviabilizar a aceitação do trabalho. Recomendamos aos autores que revisem a tradução do texto do Abstract em inglês com pessoas qualificadas. O trabalho deverá ser enviado por meio do formulário específico da página do CNAGRO ( http://www.agron.com.br/cnagro3/eventos).

Recomendamos atenção para o tamanho máximo de 5000 KB para o arquivo em DOC.

Serão aceitos, no máximo, 03 trabalhos por inscrição e até 08 (oito) autores por trabalho.
O autor ou co-autor que submeter o(s) trabalho(s) deverá estar com inscrição paga até a data limite de envio. Somente após o pagamento da inscrição é que a submissão estará concretizada.


O prazo final para submissão dos trabalhos é dia 02 de maio de 2016.

Os trabalhos enviados só serão aceitos depois de ser efetuada a inscrição no Congresso independente do curso a parte. Ou seja, o trabalho só será avaliado depois que a inscrição no CNAGRO for efetivamente paga. Para envio de trabalho é obrigatório estar inscrito no CNAGRO.


1. INSTRUÇÕES GERAIS:

1.1 Escopo-
As temáticas devem permear os seguintes temas:
  • Inovações tecnológicas para produção de alimentos e energia nos trópicos;
  • A inclusão social e o empreendedorismo relacionado no meio rural;
  • Propostas a nível de educação para a formação de mão de obra altamente qualificada (graduação e pós-graduação);
  • Difusão do conhecimento por meio da extensão rural e capacitação, tendo como meta a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente em toda a cadeia do agronegócio.
1.2. Originalidade - Resumos já publicados em outros meios de comunicação quer sejam expandidos ou não, não serão aceitos. Os resumos aceitos permanecerão com caráter de originalidade para que possam ser publicados, posteriormente, na íntegra, em periódicos com corpo editorial.

1.3. Arquivo DOC – Os resumos expandidos em arquivo doc terão, no máximo, quatro páginas, incluindo tabelas e figuras. Resumos maiores serão recusados. O tamanho máximo do arquivo será 500 KB. Portanto, pede-se atenção na elaboração de tabelas e figuras usando programas e ou procedimentos que produzam arquivos com capacidade superior ao limite estipulado.

1.4. Idioma - O idioma oficial dos Anais do 3º Congresso Nacional de Inovações Técnico-Científicas, Inclusão Social e Valor Agregado do Agronegócio é o português. Porém cada trabalho deverá conter título, resumo e palavras - chave (Title, Abstract e Keywords) em inglês.

1.5. Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas: Solicita-se adotar as normas da ABNT para elaboração dos resumos. Siglas e abreviaturas devem ser descritas quando citadas pela primeira vez.

1.6. Tabelas, fotografias e Figuras - Poderão ser incluídos elementos gráficos (figuras e ou tabelas) e inseri-los sequencialmente no texto.

1.6.1. Figuras - Deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto. Devem ser numeradas, sequencialmente, em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto. Deverão estar centralizadas na página. Textos internos (p.ex.: legendas) deverão ser escritos na fonte Times New Roman, normal, tamanho 8;

a) A edição das figuras deverá ser monocromática. Dessa forma, a distinção entre tratamentos, estruturas, espécies etc., nas figuras, só poderá ser feita mediante símbolos apropriados. Para a elaboração das figuras, sugerimos a utilização do editor de gráficos do Microsoft Word ou do Excel de modo a facilitar a diagramação do texto e não gerar arquivos “pesados”.

b) As fotografias serão enviadas à parte do arquivo do texto. As imagens devem estar em alta resolução, com 300 dpi ou superior, formatação de cores em cmyk e nas extensões jpeg, png ou tiff. Imagens fora de foco ou com baixa qualidade serão descartadas. O colaborador deve possuir direitos autorais e informar para quem a imagem será creditada. O texto com informações sobre a imagem deverá conter no máximo 100 caracteres, incluídos os espaçamentos.

c) Deixar uma linha em branco antes e depois das molduras das figuras. Digitar o título na linha imediatamente abaixo da moldura. O título conterá o texto Figura 1 (ou Figura 2) apenas com a primeira letra em maiúsculo, fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Deixar dois espaços em branco e digitar o título da figura nessa mesma fonte e tamanho, com letras minúsculas, empregando o recuo da régua do MSWord, para que as margens das linhas subsequentes coincidam com o início do título.

1.6.2. Tabelas - Prepará-las, por meio do menu Tabela do MSWord, auto-formatadas na opção Simples 1, com linhas de cor preta e centralizadas na página (no menu Tabela escolher a opção Tamanho de Célula ... Linha Centralizado);

a) Digitar o texto na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Deixar uma linha em branco antes e depois das tabelas. Digitar o título na linha imediatamente superior à tabela. Escrever o texto Tabela 1 (ou Tabela 2) na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10. Numerar as tabelas sequencialmente em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto;

b) O material tabulado deverá ser o mínimo necessário: incluir somente dados essenciais à compreensão do texto. Descrever adequadamente as abreviações de cada tabela no título ou em nota de rodapé, referenciadas por letras sobrescritas (a, b, c, etc.). Manter as notas descritivas dentro de um mínimo necessário. Colocar as unidades de medida nos cabeçalhos das colunas.

1.7. Formatação do texto - Formato em papel A4 (210 x 297 mm), Fonte Times New Roman 12, normal, espaço 1,5 entre linhas, justificado, com margem: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm respectivamente. Pode conter até quatro páginas, numeradas sequencialmente, no canto inferior direito. O texto deve ser digitado de modo que o cabeçalho e o logotipo do CNAGRO possa estar presentes no arquivo. Veja exemplo na página de submissão dos trabalhos, que pode ser acessada aqui.


2. ESTRUTURA DO RESUMO EXPANDIDO

2.1. Geral - O resumo deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento (opcional) e Literatura Citada.

2.2. Título e Title - Devem ser precisos e informativos. Devem conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Digitá-los em negrito e centralizado. Os títulos não devem conter ponto final. Quando necessário, indicar a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada numerada, ao final do título. Deixar uma linha em branco após o título.

2.3. Autores - Listar até oito autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Fulano Beltrano da Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo artigo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores.

2.4. Afiliações - Devem ser escritas na fonte Times New Roman, tamanho 8. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, oito. Deixar uma linha em branco após as afiliações.

2.5. Resumo e Abstract - Cada um devem conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica, abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço de simples começando por Resumo: (ou Abstract:), seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda.

2.6. Palavras-chave e Keywords - Registrar até seis palavras-chave e keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, no respectivo idioma, após o Resumo e o Abstract. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após Palavras-chave e Keywords.

2.7. Texto Principal - Dividi-lo nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento e Literatura Citada. Observar os seguintes aspectos em cada seção:

  • Introdução - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho. Deixar uma linha em branco após a introdução.
  • Material e Métodos - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o item material e métodos.
  • Resultados e Discussão - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras. Tabelas e Figuras deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Deixar uma linha em branco após o item resultados e discussão. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparações com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros.
  • Conclusões - O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar as principais conclusões em frases curtas, separadas por parágrafos. Não usar esta seção para sumarizar os resultados (o que já foi feito no Resumo), mas destacar o progresso e as aplicações que o trabalho propicia. Enfatizar as limitações que persistem, apresentando, sempre que apropriado, sugestões para trabalhos futuros. Deixar uma linha em branco após o item conclusões. Devem explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem para a ciência animal.
  • Agradecimentos - Este tópico é optativo. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha em branco separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de 1,0 cm da margem esquerda. Apresentar os principais agradecimentos.
  • Literatura citada - As citações de autores no texto devem ser em letras minúsculas, seguidas do ano da publicação. Quando houver três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplos: "Os resultados de Fulano (2006)"; "Esta técnica tem sido muito eficiente, segundo Fulano e Beltrano (2006)"; "Resultados em condições controladas (Sicrano, 2006; Fulano et al., 2006; Sicrano e Beltrano, 2006)".

Apresentar na Literatura Citada em ordem alfabética. Devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome e contemplar todas aquelas citadas no texto. Menciona-se o último sobrenome em maiúsculo, seguido de vírgula e as iniciais abreviadas por pontos, sem espaços. Os autores devem ser separados por ponto e vírgula. Digitá-las em espaço simples, com alinhamento justificado a esquerda. As referências devem ser separadas entre si (a separação deve seguir o caminho parágrafo/espaçamento e selecione: depois seis pontos). O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título será negrito e, para os nomes científicos, itálico. São adotadas as normas ABNT-NBR-6023 - agosto de 2002.

3. OBSERVAÇÃO FINAL

OS TRABALHOS NÃO SERÃO DEVOLVIDOS AOS AUTORES PARA CORREÇÃO, portanto recomenda-se que os autores submetam os seus trabalhos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, inapelavelmente, contemplando-se as seguintes condições:

    1. Aprovado;
    2. Reprovado.
4. CERTIFICADO
Será emitido um certificado por trabalho que tenha sido aprovado e apresentado no congresso, lembrando que os certificados serão emitidos conforme nome do trabalho e nome dos autores digitados no sistema no momento da inscrição.

A submissão dos trabalhos deverá ser realizada exclusivamente pela área restrita do congressista. Trabalhos enviados por qualquer outro meio serão desconsiderados.

A data e horário de apresentação dos pôsteres serão divulgadas futuramente pela comissão científica, através do site do congresso. A comissão científica se reserva ao direito de não efetuar nenhuma troca de dia e horário de apresentação.

A data de divulgação do resultado da avaliação será informada posteriormente no site do congresso.

5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO EM PÔSTERES

Para apresentação em pôsteres devem ser observadas as seguintes recomendações:

  • O autor apresentador do trabalho deverá permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição para conferência.

  • A data, horários e local para fixação dos pôsteres serão determinados e divulgados com antecedência pela Comissão Científica no site do CNAGRO 2016 (http://www.agron.com.br/cnagro3/eventos).

  • Os pôsteres deverão ser colocados 15 minutos antes do horário previsto de apresentação e retirados logo após o término.

  • A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 0,9 m de largura x 1,20 m de altura.

  • Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor apresentador. Sugerimos trazer material colante, como fita adesiva, fita dupla face, tesoura etc.

  • A fonte recomendada para digitação do texto do pôster é Arial, em tamanho que permita a leitura a pelo menos 2 m de distância (sugerimos um tamanho mínimo de 28) de modo a facilitar a leitura pelos participantes.

  • Os elementos essenciais são: título, autores, instituições de vinculação, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados e discussão (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e literatura citada.

Gostaríamos de informar que os pôsteres deverão ser fixados no local do evento no dia 01 de junho de 2016. As apresentações dos pôsteres se iniciarão ás 08:00 hs e prosseguirão até às 09:00 hs. Lembramos ainda que mesmo após o término das apresentações os pôsteres deverão permanecer fixados até o final do evento, no dia 02 de junho.

Para maior facilidade e padronização, informamos que não haverá necessidade de se levar materiais para fixação dos pôsteres. Atente-se apenas que o seu pôster tenha o cordão de fixação localizado na borda superior e que o mesmo esteja bem preso ao banner.
As dimensões dos pôsteres serão de 90 cm de largura x 120 cm de altura para trabalhos completos e 90 cm de largura x 90 cm de altura para resumos.

Os pôsteres deverão ser produzidos conforme modelos abaixo, clique para baixar.

PS. O certificado de apresentação de trabalho só será emitido para quem fixar seu pôster.


Clique aqui para visualizar o modelo de apresentação CNAGRO científico (90x120cm)



CNAGRO Junior

Destinado a receber trabalhos acadêmicos de estudantes de cursos de graduação.

 


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