mormo

Novas medidas para controle e erradicação do mormo

Compartilhar

Mapa publica nova legislação para prevenção, controle e erradicação do mormo.

Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron: aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar.

Veja também: Mercado do boi gordo continua firme; veja preços

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publica nova legislação para prevenção, controle e erradicação do mormo, doença que afeta equídeos. A Portaria nº 593, divulgada na segunda-feira (03), estabelece as diretrizes gerais do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) e traz modificações e revogações em relação à legislação anterior, a Instrução Normativa nº 06/2018.

Uma das principais alterações é a adequação da definição de caso de mormo aos padrões estabelecidos pelo Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Além disso, a nova norma introduz mudanças na estratégia de vigilância para detecção de animais infectados.


Um aspecto enfatizado nas novas medidas é a importância das ações de educação, conscientização e comunicação de risco em saúde equina. Para obter resultados efetivos, é fundamental que os criadores estejam sensibilizados e participem ativamente, implementando boas práticas de manejo na criação de equídeos.

Fernando Ferreira, professor da USP e coordenador-geral de Prevenção e Vigilância em Saúde Animal, destaca que as alterações realizadas reduzem a ocorrência de resultados falsos positivos nos protocolos de diagnóstico. Isso permite que os testes sejam aplicados dentro do contexto epidemiológico, sem aumentar o risco de disseminação da doença para outros animais ou para os humanos.

Paralelamente à implementação das novas diretrizes, o Mapa está revisando as estratégias de vigilância epidemiológica e avaliando as ferramentas de diagnóstico disponíveis. O objetivo é redesenhar o programa de controle e prevenção do mormo com a participação de todas as partes interessadas.

O mormo é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei e afeta principalmente os equídeos. Está incluída na lista de doenças de notificação obrigatória da OMSA. O período de incubação varia de alguns dias a vários meses, sendo a principal forma de infecção a ingestão de água ou alimentos contaminados. É considerada uma doença ocupacional rara em seres humanos.

Com a nova legislação e o fortalecimento do PNSE, o Mapa busca garantir a sanidade dos equídeos no território nacional e fortalecer o agronegócio equino, com medidas mais eficazes de prevenção, controle e erradicação do mormo.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais da Equipe Agron. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

One thought on “Novas medidas para controle e erradicação do mormo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d