Paraguai proíbe carne de laboratório para salvar a pecuária!
“Reviravolta na Alimentação: Paraguai proíbe carne de laboratório para salvar a pecuária!”.
Facebook Portal Agron e os Grupos do Whatsapp Portal Agron 1 e Portal Agron 2 mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.
Veja também: Carne de laboratório pode ser muito prejudicial ao planeta
O Paraguai tomou uma decisão significativa ao aprovar um projeto de lei que proíbe a produção, importação e comercialização de carne cultivada em laboratório. Isso faz do Paraguai o segundo país, após a Itália, a vetar a técnica, enquanto outros países, como França, Uruguai e Brasil, também consideram projetos de lei semelhantes. Em contrapartida, Singapura, Estados Unidos e Israel já permitiram a produção e comercialização de carne de laboratório.
A justificativa dos deputados paraguaios que apoiaram a nova lei é a proteção da produção bovina nacional. A deputada Rocío Abed, do partido ANR, defendeu o projeto, destacando que a medida visa garantir a segurança alimentar e proteger a carne bovina paraguaia, que é um importante produto de exportação. Ela também mencionou que a lei é uma extensão daquela que proíbe que alimentos de origem vegetal sejam chamados de carne.
No entanto, houve oposição ao projeto, com Johanna Ortega, do movimento País Solidario, argumentando que a proibição violaria a liberdade de mercado. Ela levantou preocupações sobre se a decisão foi motivada pelo lobby da pecuária ou por uma genuína preocupação com a segurança alimentar dos consumidores. Ela também mencionou a necessidade de avaliar os agrotóxicos usados no país, que podem afetar as comunidades rurais.
Inicialmente, o texto do projeto proibia até pesquisas com carne cultivada, que é caracterizada por não envolver o sacrifício de animais. No entanto, os legisladores fizeram alterações para permitir pesquisas nessa área.
No Brasil, o tema também está em discussão, com o deputado Tião Medeiros, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, apresentando um projeto de lei que visa proibir a pesquisa privada, produção, importação, exportação e comercialização de carne animal cultivada em laboratório. A proposta estabelece sanções, incluindo o cancelamento de registros de empresas que investirem nesse segmento, apreensão e destruição de produtos, embargo de estabelecimentos, perda de incentivos fiscais e financiamentos, além de multas substanciais. A proposta também prevê pena de reclusão para quem pesquisar ou produzir carne cultivada, a menos que seja autorizado por um órgão competente.
Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!