Previsão aponta estabilidade no confinamento de bovinos em 2023
A estabilidade prevista para o setor de confinamento de bovinos neste ano leva em consideração os desafios do aumento do custo do boi magro e a queda no preço do boi gordo.
Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron: aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar.
Veja também: Arroba do boi com preços estáveis e poucos negócios
De acordo com dados da primeira rodada do Censo de Confinamento, conduzido pela empresa dsm-firmenich em abril, estima-se que o Brasil confine cerca de 6,995 milhões de bois em 2023. Essa quantidade representa uma estabilidade em relação a 2022, quando foram confinados 7,028 milhões de cabeças, com uma possível queda de 0,5%.
Fabiana Fonseca, especialista comercial e de produtos da dsm-firmenich, destaca que nos últimos anos houve um crescimento anual de 4% a 5% no número de bovinos confinados, conforme observado de 2020 a 2021 e de 2021 a 2022. No entanto, a tendência é que esse crescimento se estabilize neste ano.
A análise da primeira rodada revelou que o estado do Mato Grosso deve manter os mesmos níveis de confinamento, São Paulo deve apresentar um crescimento de 4%, Goiás deve recuar 3%, Minas Gerais deve aumentar 6% e Mato Grosso do Sul deve retroceder 6%.
Hugo Cunha, gerente técnico de Confinamento da dsm-firmenich para a América Latina, ressalta que a estabilidade prevista para este ano leva em consideração os desafios do aumento no custo do boi magro e a queda no preço do boi gordo. No entanto, ele destaca que esses números podem ser revisados nas próximas rodadas, considerando a redução do valor da reposição diária do boi gordo e a dieta alimentar dos animais no mercado.
Cunha menciona ainda que essa revisão pode ocorrer mais adiante, uma vez que apenas 35% dos bovinos são confinados no primeiro período do ano, enquanto 65% são confinados no segundo semestre.
Sergio Schuler, vice-presidente do negócio de Ruminantes da dsm-firmenich para a América Latina, observa uma mudança no cenário de confinamento nas fazendas brasileiras ao longo dos anos. Ele destaca o crescimento dos grandes confinamentos, com mais de 10 mil bovinos, que agora representam 52% do mercado, enquanto os pequenos confinamentos, com menos de mil animais, têm diminuído significativamente, representando apenas 3% do total de animais confinados.
Além disso, Cunha ressalta os resultados do Tour de Confinamento realizado pela DSM em 2022, destacando a evolução dos confinamentos brasileiros em termos de modernização, automação, bem-estar animal, sustentabilidade e nutrição de precisão.
Schuler acrescenta que o Censo de Confinamento da dsm-firmenich revela que quanto maior a produtividade nos confinamentos, menor é o custo de produção e maior é a rentabilidade obtida pelos pecuaristas.
Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais da Equipe Agron. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!