Indústria de carnes adere ao protocolo ambiental Boi na Linha
Indústria de carnes adere ao protocolo ambiental ‘Boi na Linha’ para compra de gado.
O artigo abaixo foi publicado no site Canal Rural e reproduzido parcialmente no site Agron; para ver o artigo na íntegra acesse aqui o site Canal Rural.
Veja também: Conheça as dez maiores fazendas do mundo
Na semana passada, a Febraban divulgou uma nova política de autocontrole em que os principais bancos do país aumentarão os requisitos para conceder empréstimos a empresas de processamento de carnes.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) informou que aderiu oficialmente ao protocolo Boi na Linha, que estabelece critérios socioambientais na aquisição de gado em todo o país.
O padrão foi desenvolvido pela organização ambientalista Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).
Atualmente, das 39 empresas associadas à Abiec, 16 já aderiram ao protocolo, incluindo as 3 maiores do país (JBS, Marfrig e Minerva). O acordo entre o Imaflora e a Abiec prevê a expansão progressiva e inclusiva do uso do Protocolo Boi na Linha em todos os frigoríficos associados à entidade em território nacional.
Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora, afirmou: “Com a representatividade das associadas da Abiec, vamos melhorar o ambiente de negócios, uniformizando procedimentos e critérios de originação no setor”.
Já Antonio Camardelli, presidente da Abiec, ressaltou a importância da cooperação para a promoção de uma cadeia de valor sustentável da carne bovina no país e para o cumprimento dos compromissos climáticos e combate à ilegalidade.
O objetivo é que todas as empresas atuantes na Amazônia estejam seguindo o protocolo em um ano, e que as demais empresas associadas adotem-no em dois anos, de acordo com Fernando Sampaio, Diretor de Sustentabilidade da Abiec.
As 16 empresas que já aderiram ao protocolo representam atualmente 74% dos abates em frigoríficos de inspeção federal (SIF) na Amazônia e 63% dos abates totais (SIF) do Brasil.
Com a cooperação entre o Imaflora e a Abiec, espera-se engajar e treinar os frigoríficos associados e alcançar as 39 empresas, que representam 84% dos abates de inspeção federal na Amazônia Legal, 80% dos abates de SIF no Brasil e 98% das exportações brasileiras.
O Protocolo Boi na Linha resulta de um processo de articulação da sociedade civil, Ministério Público Federal e frigoríficos, visando harmonizar e fortalecer o compromisso socioambiental na cadeia de valor da carne bovina na Amazônia e promover boas práticas através de monitoramento, auditoria e relatórios de progresso.
O objetivo é aumentar a transparência da cadeia, unindo produtores de gado, frigoríficos, supermercados, investidores, atores públicos e organizações da sociedade civil em prol de uma produção sustentável.
Febraban e gado
Na semana passada, a Febraban divulgou uma nova política de autocontrole em que os principais bancos do país aumentarão os requisitos para conceder empréstimos a empresas de processamento de carnes que operem na região amazônica.
De acordo com as novas diretrizes, a indústria de produtos cárneos deverá implementar sistemas de rastreamento de seus fornecedores na Amazônia como pré-requisito para obter financiamento dessas instituições financeiras.
A medida recebeu críticas por parte da Abiec e de especialistas, que expressaram a opinião de que os bancos poderiam ter um envolvimento maior como participantes dessa cadeia, além de abranger outras indústrias, como mineração e exploração madeireira, que também impactam os recursos amazônicos.
Fonte: Canal Rural. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!
One thought on “Indústria de carnes adere ao protocolo ambiental Boi na Linha”