Revisado para cima o número de abates de aves, suínos e bovinos
IBGE revisa para cima o número de abates de aves, suínos e bovinos; veja também leite, couro e ovos de galinha.
O artigo abaixo foi publicado no site Agrofy News e reproduzido parcialmente no site Agron; para ver o artigo na íntegra acesse aqui o site Agrofy News.
Veja também: Conheça as dez maiores fazendas do mundo
Abates de frangos saem na frente com maior aumento, de 4,9%, na comparação com 2022.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira os números revisados dos resultados das Pesquisas Trimestrais do abate de bovinos, suínos e frangos. Os números revisados da Produção Pecuária cresceram no primeiro trimestre de 2023.
Na comparação com o mesmo período de 2022, os dados apontam que o setor avícola teve o maior crescimento, de 4,9%, seguido de perto pelos abates de bovinos, que acumulou alta de 4,8%. Já o de suínos encerrou o trimestre com volume 3,2% maior.
Comparado ao 4º trimestre de 2022, o abate de frangos cresceu 2,3%, o de bovinos recuou 2,7% e o de suínos teve alta de 1,2%.
Segundo a pesquisa do IBGE, o número de cabeças de bovinos abatidas no trimestre no Brasil foram de 7,34 milhões de cabeças de bovinos, enquanto o abate de suínos registrou 14,16 milhões e o de frangos 1,60 bilhão de cabeças.
No setor bovino, janeiro foi o mês de melhor desempenho frente os respectivos períodos de 2022, com 236,57 mil cabeças a mais (+10,4%), enquanto março apresentou variação negativa de 5,69 mil cabeças (-0,2%) na mesma comparação.
No período, o abate de fêmeas teve variação positiva de 17,9% em relação ao 1º período de 2022, já o abate de machos retraiu 3,8% na mesma comparação.
Em relação aos suínos, os números apresentados hoje foram os melhores resultados do abate de suínos para os meses de janeiro, fevereiro e março e o melhor 1° trimestre da série histórica, iniciada em 1997.
Avícola
No setor de frango, os números apresentados mostraram um novo recorde trimestral na série histórica desde que a Pesquisa foi iniciada em 1997, com os maiores registros já computados em meses de janeiro, fevereiro e março.
Os números do IBGE mostram o abate de 74,96 milhões de cabeças de frangos a mais no 1º trimestre de 2023, em relação a igual período do ano anterior.
Confira também as projeções para:
Leite
Segundo a pesquisa, a aquisição de leite foi de 5,88 bilhões de litros, com queda de 1,2% ante o 1º trimestre de 2022 e recuo de 6,9% contra o trimestre imediatamente anterior.
Couro
Os curtumes investigados pela Pesquisa Trimestral do Couro – aqueles que efetuam curtimento de pelo menos cinco mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano – declararam ter recebido7,75 milhões de peças de couro – um aumento de 6,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e queda de 0,5% em comparação com o último período de 2022.
O comparativo entre os 1º trimestres de 2022 e 2023 indica uma variação positiva de 490,63 mil peças no total adquirido pelos estabelecimentos.
Ovos de galinha
A produção de ovos de galinha alcançou a produção de 1,02 bilhão de dúzias no 1º trimestre deste ano.
O resultado corresponde a um acréscimo de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior e redução de 2,8% em comparação ao 4º trimestre de 2022.
Fonte: Agrofy News. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!