boi lambe sal

Você sabe por que o boi lambe sal?

Compartilhar

Você sabe por que o boi lambe sal? E também o porquê é importante este componente na alimentação do gado?

Veja também: Boi mais chifrudo do mundo

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

Para início de conversa, tecnicamente o boi não come o sal, mas, sim, o lambe. O mais importante, nesse caso, é que este mineral serve para o animal complementar sua alimentação.

Exatamente por isso, quando um pecuarista oferece o sal mineral, ele está dando uma suplementação mineral ao seu rebanho.

De forma natural o boi ou a vaca lambe o sal por necessidades do próprio organismo. O sal pode ser o cloreto de sódio (como o da alimentação humana) ou variações específicas como o sal proteinado ou sal proteico energético.

Somente a alimentação a pasto infelizmente não é o suficiente para a correta dosagem de minerais que cada animal deve ter.

É preciso de suplementação rica em macro minerais como Cálcio, Sódio, Magnésio e também em microminerais como Ferro, Cobre, Zinco.

As necessidades de consumo de sal mineral variam de acordo com o estado do boi e o peso.

Pode-se dizer que o consumo diário deve ser entre 80 a 100 gramas para que o animal tenha rendimento apropriado tanto na produção de carne ou leite.

Sal proteinado e sal proteico energético: qual a diferença?

O sal proteinado deve ser oferecido ao rebanho de forma contínua durante todo o ciclo de vida do animal, este é o que complementa os minerais que faltam na pastagem.

Já o sal proteico energético serve como bônus, ele tem como função estimular que o animal consuma mais o pasto.

Links de referência

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/321044/formulacao-de-misturas-minerais-para-bovinos-de-corte

https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/clinicacv/AULUSCAVALIERICARCIOFI/suplementacao-mineral-bovinos-pastejo.pdf

Fonte: Giro do boi. Imagem principal: Depositphotos (Meramente ilustrativa).

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

2 thoughts on “Você sabe por que o boi lambe sal?

    1. O Sal Mineral deve ser oferecido durante toda a vida do animal, continuamente, já o Sal Protéico possui em sua formulação o milho, farelo de soja e outros nutrientes q além dos minerais vão fornecer energia e proteína e vão estimular o maior consumo de capins pois ajuda na degradação das fibras e melhor aproveitamento das pastagens no período seco. No entanto temos proteinados q podem ser fornecidos durante o ano todo , mesmo no período chuvoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: