cocho

Cocho certo na TIP não faz pecuarista jogar dinheiro fora

Compartilhar

Boi gordo: Cocho certo na TIP não faz pecuarista jogar dinheiro fora. Saiba o por quê em vídeo.

Veja também: Abate de vacas leiteiras traz crise e elevação dos preços do leite

Acompanhe o Portal Agron no Facebook

Zootecnista e pecuarista falam sobre estruturas de cocho adequado para terminação de gado em sistema intensivo a pasto.

A produção de boi gordo está cada vez mais acelerada e melhor ainda: mais econômica. O sistema de Terminação Intensiva a Pasto (TIP) está fazendo os produtores a lucrar mais gastando muito menos.

A TIP trouxe o conceito da eficiência nutricional de bovinos de corte própria dos confinamentos para o ambiente da pastagem.

“A infraestrutura de TIP vem ficando mais eficiente e mais barata de ser implantada. Antigamente eram usados cochos de concreto, estruturas metálicas pesadas muito robustas”, diz o zootecnista Eduardo Catuta, gerente regional da empresa Novanis-Agroceres.

Catuta, de Cuiabá (MT), e o pecuarista Carlos Lyra, gestor da fazenda São José, no município de Ji-Paraná (RO), participaram do programa Giro do Boi.

Eles falaram como a TIP tem ganhado cada vez mais atratividade para a produção de boi gordo. O destaque se relaciona aos acertos nas estruturas, como o cocho dos animais.

Estrutura mais econômica de engorda do gado

Exemplo de estrutura de cocho para produção de bovinos de corte na terminação intensiva a pasto (TIP). Foto: Divulgação

A nova estrutura deixou de ser muito pesada e cara, e, agora, conta com componentes como a madeira, inclusive de reflorestamento, e até borrachões de descarte de mineradora.

Os piquetes no pasto ficaram menores. Agora são até dez hectares e comportam de cinco a dez bois por hectare.

“Com isso a gente vem conseguindo aumentar o número de animais aumentar o giro e com muita estrutura que hoje deve tá custando aí entre R$ 700 a R$ 1000 a menos. A metade do preço que era a estrutura anterior”, diz Catuta.

Cocho na medida certa

Estrutura de cocho deve proteger o alimento do gado contra a chuva e o vento. Foto: Divulgação

O cocho do rebanho se mal implantado e se estiver no tamanho errado pode levar a muito desperdício para o fazendeiro. Chuva e vento podem levar o alimento do gado embora, segundo Lyra.

“Quando decidimos aperfeiçoar um pouco mais a TIP, uma das preocupações foi o  redimensionamento do cocho tentando no aproveitamento melhor”, diz Lyra.

A estrutura de cocho recomendada por Catuta é de uma estrutura com uma cobertura de 2 metros de altura e de quatro a cinco metros de largura, além de uma inclinação para proteger bem o alimento do gado.

A estrutura ainda precisa garantir um bom acesso aos animais nos corredores, além de facilitar a circulação dos animais. Confira no vídeo acima todos os detalhes para um bom planejamento de uma estrutura eficiente de engorda de bovinos na TIP.

Fonte: Giro do boi. Imagem principal: Depositphotos (Meramente ilustrativa).

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: