qualidade da água

Cinco dicas para melhorar a qualidade da água do boi

Compartilhar

Cinco dicas essenciais para melhorar a qualidade da água para a produção de bovinos de corte no Nordeste.

Veja também: Febre aftosa: O que é? O que causa? Como é transmitida? Sintomas e tratamento

As dicas para melhorar a qualidade da água são do médico veterinário Fernando Loureiro.

Qualidade da água:

A dúvida veio do pecuarista Adailton Bezerra, do município de Pedra Branca, no sertão cearense. Ele pediu algumas recomendações para sua região, onde é muito seca.

Confira abaixo a lista dos itens que o produtor deve pôr em prática, segundo o médico veterinário, Fernando Loureiro.

1ª dica. Limpeza dos bebedouros

Para o especialista a recomendação é de fazer esse procedimento começando de 15 em 15 dias. Conforme a própria evolução desse manejo, o produtor pode encurtando esse período para dez em dez dias e até mesmo para uma vez por semana.

2ª dica. Limpeza mecânica

No momento da limpeza é ideal fazer inclusive uma limpeza mecânica. É preciso esfregar as paredes internas e o fundo do bebedouro com uma vassoura ou escova, sem adição de qualquer produto. A limpeza é feita com a água que estiver no bebedouro.

Para economizar a água, existem produtos que auxiliam o produtor a remover a água onde estão as impurezas. Dessa forma, apenas 10% a 15% de água são retiradas. Essa água pode inclusive ser reaproveitada para irrigar a área de pasto.

3ª dica. Adotar fichas de leitura do bebedouro

O pecuarista deve estabelecer um cronograma para monitorar os detalhes do aspecto da água do gado. Os produtores interessados podem solicitar gratuitamente a ficha de leitura pelo e-mail rubbertankbrasil@gmail.com.

4ª dica. Avaliação do pH da água

O método de avaliação da água para o rebanho é semelhante à medição do pH de uma piscina.

5ª dica. Avaliação do fundo do bebedouro

É importante verificar se há presença de matéria orgânica, formação de microalgas e lodo. Eles devem ser removidos na limpeza.

Fonte: Giro do Boi. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

One thought on “Cinco dicas para melhorar a qualidade da água do boi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: