Raça bovina Allmogekor

Allmogekor (singular Allmogeko, [ˈâlːmuːɡɛˌkuː]) são as raças suecas tradicionais de gado. A palavra significa aproximadamente “gado rústico”.

Existem várias raças Allmogeko. O livro genealógico de três deles – o Bohuskulla, o Ringamålako e o Väneko – é mantido pelo Föreningen Allmogekon, que trabalha para conservar esses três.

O livro genealógico do Fjällnära Boskap é mantido pelo Föreningen för Äldre Svensk Boskap, e o do Rödkulla pelo Sveriges Rödkulleförening.

Em sua Lista Vermelha, o Samarbetsgruppen Lantrasforum sueco (Cooperative Group Landrace Forum) classifica todas as cinco raças Allmogeko no nível de risco mais alto, “agudamente ameaçadas”.

Esses bovinos foram usados ​​como raças de dupla a tripla finalidade, i. e. como raças que serviam como animais de tração, gado leiteiro e fornecedores de carne bovina. Não mais capazes de competir com as raças modernas de uso único em termos de maximização do lucro, elas são preservadas como herança cultural, como bancos de genes vivos e como gado de cuidados extensivos adequados tanto para jovens famílias suecas de volta ao país e para projetos de conservação. O Väneko tem sido usado para pastagens de conservação na reserva natural de Hornborgasjön, contribuindo para a conservação da reserva e da raça ameaçada de extinção.


Agron Home

Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Fonte: Wikipédia. Imagem principal: Depositphotos/Meramente ilustrativa.

One thought on “Raça bovina Allmogekor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile