Raça bovina Alderney

Raça bovina Alderney

Compartilhar

O Alderney é uma raça extinta de gado leiteiro. Originou-se e recebeu o nome da ilha de Alderney nas Ilhas do Canal. Era uma das três raças de gado da Ilha do Canal, sendo as outras a Jersey e a Guernsey. Nos séculos XVIII e XIX, “Alderney” era um termo geral para o gado do arquipélago; muitos foram exportados para a Grã-Bretanha continental sob esse nome, independentemente de qual das ilhas eles vieram.

Acredita-se que o gado tenha sido trazido para as Ilhas do Canal durante os séculos X e XI, possivelmente por volta de 960 d.C., quando se acredita que Ricardo I da Normandia tenha enviado monges de Mont-Saint-Michel para ajudar os ilhéus a se defenderem contra ataques. por piratas. Acredita-se que esses monges trouxeram consigo gado do tipo normando ou bretão, talvez semelhante ao moderno Froment du Léon da Bretanha; estes eram usados ​​principalmente como animais de tração, mas também como gado leiteiro. Mais tarde, quando os cavalos substituíram os bois para o trabalho de tração, o gado começou a ser selecionado apenas para o leite.

A partir do século 17 ou o mais tardar em 1724, gado das Ilhas do Canal começaram a ser exportados em números consideráveis ​​para a Grã-Bretanha continental. Independentemente de qual ilha eles vieram, estes eram invariavelmente conhecidos como “Alderneys”; isso pode ter acontecido porque Alderney, situada ao norte das outras ilhas principais, teria sido o último porto de escala antes da travessia do Canal. ano sob o nome Alderney, cerca de dois terços deles da ilha de Jersey.

O Alderney contribuiu para o desenvolvimento de várias raças britânicas, principalmente o Ayrshire e o South Devon. Também pode ter influenciado o Dairy Shorthorn (através de seu antecessor, o Holderness), o Irish Kerry e o Suffolk Dun.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um pequeno número de Alderneys foi transferido para Guernsey, onde foram absorvidos pela raça Guernsey.

O Alderney era pequeno; sua conformação era típica de uma raça leiteira, com uma estrutura óssea leve e uma aparência um pouco parecida com a de um veado. A cor da pelagem era variável, variando entre tons de castanho, fulvo, vermelho claro e amarelo.

O gado das Ilhas do Canal foi originalmente usado principalmente como animais de tração; mais tarde, quando os cavalos substituíram os bois para o trabalho de tração, o gado foi criado apenas para o leite.

O leite era rico em gordura de manteiga e adequado para fabricação de manteiga. Uma descrição de 1909 diz: “O Alderney é classificado como a melhor vaca manteiga do mundo, enquanto sua abundante produção de leite, rica em creme, é fenomenal.” Em 1939, a mesma frase foi alterada. para ler “A Jersey…

Agron Home

Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Fonte: Wikipédia. Imagem principal: Wikipédia.


Compartilhar

One thought on “Raça bovina Alderney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: