Raça bovina Albera

O Albera é uma raça ameaçada de gado pequeno indígena do Maciço de Albera, que divide a Catalunha da França e fica parcialmente na comarca de Alt Empordà, na província catalã de Girona, e parcialmente na comarca de Vallespir, no departamento francês dos Pirineus. Orientales. O gado é altamente resistente ao frio, embora suscetível ao calor, e está bem adaptado ao terreno íngreme do maciço.

Embora a presença de uma raça de gado no Maciço de Albera tenha sido notada no século XIX, a primeira descrição do Albera data de 1957. Naquela época, três subtipos foram distinguidos dentro da raça: um tipo de pelagem escura; um tipo mais pálido variável; e um terceiro tipo decorrente do cruzamento com a raça Braunvieh. Mais recentemente, os tipos são considerados dois: o Negro, ou tipo escuro, e o Fagina, ou tipo mais pálido. Em 1999, descobriu-se que o tipo Fagina é geneticamente mais próximo da raça Bruna de los Pirineos do que do tipo Albera Negra.

Uma associação de criadores, a Associació de Ramaders de la Vaca de l’Albera, foi fundada em 2008. A raça Albera recebeu o reconhecimento oficial em 27 de julho de 2011; um padrão da raça foi aprovado e um livro genealógico estabelecido. No final de 2014, a população total foi registrada como 763, dos quais 618 eram do sexo feminino e 145 do sexo masculino.

O Albera é altamente resistente ao frio, embora suscetível ao calor, e está bem adaptado ao terreno íngreme do Maciço de Albera. O gado é mantido durante todo o ano em condições semi-selvagens, a uma altitude entre 200 e 1000 metros, forrageando para alimentação, incluindo os brotos e mastros das faias do maciço. Eles têm pouco contato com o homem, e pouca capacidade produtiva: vacas parem a cada dois anos e produzem leite apenas o suficiente para o bezerro; a produção de carne é muito baixa, da ordem de 35-40%. O gado é usado no manejo da vegetação : ao limpar a vegetação rasteira, eles ajudam a prevenir incêndios florestais.

Agron Home


Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Fonte: Wikipédia. Imagem principal: Wikipédia.

One thought on “Raça bovina Albera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile