bezerro

Em MT, venda do bezerro registra desvalorização

Compartilhar

Venda do bezerro registra desvalorização de 28,99% em Mato Grosso; confira.

O artigo abaixo foi publicado no site Canal Rural e reproduzido parcialmente no site Agron; para ver o artigo na íntegra acesse aqui o site Canal Rural.

Veja também: Boi China volta a perder valor em São Paulo

Mediante a maior desvalorização do bezerro frente ao boi gordo, a relação de troca entre essas categorias avançou 8,98% em maio de 2023 com relação ao mesmo período de 2021.

O valor de venda do bezerro em maio de 2023 registrou uma desvalorização de 28,99% diante do mesmo período de 2021. É o que aponta o relatório divulgado nesta segunda-feira (5) do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Anuncio congado imagem

De acordo com o levantamento, o decréscimo é influenciado principalmente pelo excesso de animais no mercado em função da intensa retenção de matrizes. O Imea ressalta ainda que 2021 foi o ano em que se teve os maiores números de cotações no estado.

Do mesmo modo, a arroba do boi gordo apresentou retração de 22,65% no mesmo comparativo, uma vez que também esteve sob a pressão da entrada de fêmeas na linha de abate em 2023.

Relação de troca avança 8,98%

Nesse sentido, salienta o instituto, mediante a maior desvalorização dos bezerros frente ao boi gordo, a relação de troca entre essas categorias avançou 8,98% em maio de 2023 com relação ao mesmo período de 2021.

Apesar da baixa atratividade dos preços do boi gordo, a relação de troca favorece o poder de compra.

Pior maio da história

O aumento na oferta de animais no início da entressafra do capim, em conjunto com a fase de baixa no ciclo da pecuária, resultou no pior maio da história, segundo os dados do Imea.

A disponibilidade de animais terminados no mercado e na linha de abate das indústrias, aumentou uma vez que os dias mais curtos e a menor luminosidade reduzem o vigor das pastagens e a capacidade nas fazendas.

Isso reflete no alongamento da escala de abate em Mato Grosso, que fechou em maio de 2023 com a média de 9,74 dias.

Esse cenário contribuiu com a pressão baixista sobre os preços e refletiu na maior queda mensal para o mês de maio na cotação do boi gordo, cuja retração foi de 7,17% comparado a abril de 2023 e passou de R$ 246,05 a arroba para R$ 228,41 a arroba.

Fonte: Canal Rural. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: