febre aftosa

Vacinação contra febre aftosa ganha mais eficiência

Compartilhar

Vacinação contra febre aftosa ganha mais eficiência com o uso de troncos de contenção individuais.

Veja também: Produtor rural ganhando dinheiro com preservação ambiental

Uso do equipamento de contenção reduz perdas da vacina contra febre aftosa, lesões nos aplicadores e nas carcaças dos animais.

Maio é marcado pelo início da campanha de vacinação para a erradicação da febre aftosa em território nacional. Com calendário invertido para este ano – com a primeira etapa destinada aos bovinos e bubalinos com até dois anos de idade –, os pecuaristas têm até 31 de maio para imunizar o gado e até 7 de junho para apresentar a declaração aos órgãos de saúde animal.

Para uma vacinação correta e segura, os produtores devem tomar determinados cuidados. “É essencial que os pecuaristas entendam a importância da vacinação individual. Além de ser tão veloz como a vacinação no brete coletivo, reduz o estresse e a chance de abscessos e danos na carcaça animal, além de evitar outros riscos, como acidentes com os trabalhadores e quebra de agulha”, informa o zootecnista e consultor técnico comercial da Coimma, Daniel Takeshita.

Estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista evidencia os pontos positivos da vacinação em equipamentos de contenção individual, comprovando redução do índice de animais que pulam, menos sangramento, refluxo, doses perdidas, tempo para a realização do procedimento e danificação nos equipamentos.

“O manejo de vacinação por si só é um momento estressante para os animais. Por isso, a abordagem deve ser racional por parte do criador. O curral antiestresse ajuda muito nesse momento, assim como os troncos de contenção. Os equipamentos disponíveis proporcionam conforto aos animais, com almofadas, portões silenciosos e pisos antiderrapantes. Existem muitas tecnologias a favor do pecuarista”, ressalta o zootecnista da Coimma.

O impacto econômico é determinante para que o criador adote um eficaz planejamento para a vacinação contra aftosa. Aplicações em dosagens acima do recomendado, com más condições de higiene e em locais inadequados, podem resultar em abcessos, que serão retirados da carcaça do animal, levando ao desconto no valor total pago pelo gado nos frigoríficos.

A Coimma oferece equipamentos de contenção eficazes e com alta tecnologia, que contribuem com diversos procedimentos realizados nas fazendas, incluindo a vacinação. “Os troncos proporcionam completa imobilização e conforto aos animais, segurança aos aplicadores e eficiência nas atividades. O pecuarista consciente que utiliza o equipamento sai na frente e garante lucratividade ao seu negócio”, finaliza Daniel Takeshita.

Fonte: DATAGRO. Imagem principal: Depositphotos.

*Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!

*Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.

*Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!

*If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!

*We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.

*We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: