Raça bovina (Gado preto andaluz)

Gado preto andaluz

O gado preto andaluz (espanhol: Negra Andaluza), conhecido localmente como o Negra de las Campiñas , é uma raça taurina de gado que se originou no oeste da Andaluzia , Espanha . Eles são semelhantes à raça ibérica Avileña-Black , no entanto, os dois se distinguem geograficamente.

Os negros andaluzes são encontrados em duas áreas principais da Andaluzia ocidental: de Córdoba ao sopé da Serra Morena; e nas províncias de Sevilha, Cádiz e Huelva.

A primeira associação de raças foi formada na Espanha em 1996. Havia apenas ~800 indivíduos de raça pura em 2007, seus números reduzidos devido ao cruzamento com outras raças espanholas locais; a população aumentou para 1.883 em 2011. Agora é classificado como ameaçado de extinção, com 1.415 animais registrados no livro genealógico. O declínio da raça se deve à mecanização da agricultura, segmentação e isolamento de subpopulações, cruzamentos, falta de programas genéticos e esforços de reprodução não estruturados. A atual associação da raça, formada em 2005, realizou um programa de conservação em parceria com a Universidade de Córdoba para manter a raça.

Eles são uma raça forte e resistente que é capaz de se adaptar a condições climáticas adversas. A cabeça pode ser reta a convexa no perfil. Eles têm chifres longos e curvados para cima. As fêmeas crescem até 135cm na cernelha e pesam 600-650kg. Os machos crescem até 140cm na cernelha e pesam 875-950kg. A cor da pelagem é preta. Eles têm uma natureza calma e dócil.


As novilhas atingem a maturidade sexual entre 18-20 meses. Eles têm uma taxa de fertilidade de 80-95%, com 1,15% de chance de produzir gêmeos. Eles têm um forte instinto maternal.

Um defeito genético comum às raças andaluzas, resultando em menor taxa de fertilidade, está presente em negros andaluzes, no entanto, provavelmente ocorre em uma frequência menor nesta raça em comparação com as outras. Eles são propensos a desenvolver hipermetria.

A raça era tradicionalmente usada como animal de tração, mas agora está em transição para uma raça principalmente de corte devido à mecanização da agricultura. Eles também são cruzados com outras raças para produzir carne bovina. Eles são frequentemente mantidos em fazendas não melhoradas com infraestrutura rudimentar.

Referências

 “Programa de conservação da raza bovina Negra Andaluza”. Associação Raza Negra Andaluza. Recuperado em 21 de maio de 2016.

 Porter, Valerie; Alderson, Lawrence; Hall, Stephen; Sponenberg, D (2016). Enciclopédia Mundial de Mason de Raças e Criação de Gado . Oxfordshire: CABI. pág. 107.ISBN 978-1845934668.

 “Características”. Associação Raza Negra Andaluza. Recuperado em 21 de maio de 2016.

“A associação” . Associação Raza Negra Andaluza . Recuperado em 21 de maio de 2015 .

 “Características produtivas e sistema de exploração”. Associação Raza Negra Andaluza. Recuperado em 21 de maio de 2016.

Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Fonte: Wikipédia. Imagem principal: Depositphotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile