Raça bovina Abergele

Raça bovina Abergele

Compartilhar

A raça bovina Abergele é a menor do norte da Etiópia. Eles são criados nas planícies de Abergele e nas encostas mais baixas do sudoeste do distrito de Dogu’a Tembien. O gado Abergelle faz parte do grupo da raça Zenga. A raça Abergele é conhecida por sua adaptação às terras baixas mais quentes e secas. Também é muito tolerante a doenças e parasitas e pode lidar com a escassez de alimentos durante longos períodos de seca.

O gado Abergele geralmente tem cores de pelagem vermelhas. Os touros e bois têm chifres grossos e curtos e uma corcova cervicotorácica; as vacas têm chifres médios e finos. Os bois pesam 234kg e as vacas 153kg em média. A altura média na cernelha de 109 e 97 cm.

A Etiópia está em uma encruzilhada para a imigração de gado para a África devido à

proximidade com a entrada geográfica do zebu indiano e árabe;

proximidade com a taurina do Oriente Próximo e da Europa;

introgressão com taurina da África Ocidental devido ao pastoreio.

Além disso, a diversidade agroecológica levou a diversos sistemas agrícolas que, por sua vez, fizeram da Etiópia um centro de diversificação secundária para a pecuária:

O gado Sanga originou-se na Etiópia. Eles são um grande grupo bovino na África – um cruzamento de taurinos de chifres longos locais e zebus árabes.

As raças Zenga (Zebu-Sanga) (incluindo o Abergele), que resultaram de uma segunda introdução e cruzamento com o zebu indiano.

Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Agron Home

Imagem principal: Wikipédia.

Fonte: Wikipédia.


Compartilhar

One thought on “Raça bovina Abergele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: