Raça bovina Aberdeen Angus

O Aberdeen Angus é uma raça escocesa de gado de corte pequeno. Deriva de gado nativo dos condados de Aberdeen, Banff, Kincardine e Forfar (agora Angus) no nordeste da Escócia. Em 2018, a raça representou mais de 17% da indústria de carne bovina do Reino Unido.

O Angus é naturalmente mocho e sólido preto ou vermelho, embora o úbere possa ser branco. O gado foi exportado para muitos países do mundo; existem grandes populações na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, América do Sul e Estados Unidos, onde se desenvolveu em duas raças separadas e distintas, o American Angus e o Red Angus. Em alguns países tem foi criado para ser mais alto do que o estoque escocês nativo.

Seu status de conservação em todo o mundo é “não está em risco”; no Reino Unido, o nativo Aberdeen Angus original – gado não influenciado por cruzamento com estoque importado – é listado pelo Rare Breeds Survival Trust como “em risco”.

O gado Aberdeen Angus foi registrado no nordeste da Escócia desde pelo menos o século XVI. Por algum tempo antes de 1800, o gado sem chifres em Aberdeenshire e Angus era chamado de Angus doddies.

Em 1824, William McCobie de Tillyfour, mais tarde membro do Parlamento de West Aberdeenshire, começou a melhorar o estoque e é considerado hoje como o pai da raça. Muitos nomes locais surgiram, incluindo doddies ou hummlies.


A raça foi oficialmente reconhecida em 1835, e foi inicialmente registrada junto com o Galloway no Polled Herd Book. Uma sociedade foi formada em 1879. século XX.

Por causa de seu ambiente nativo, o gado é muito resistente e pode sobreviver aos invernos escoceses, que são tipicamente rigorosos, com neve e tempestades. Vacas normalmente pesam 550 kg (1.210 lb) e touros pesam 850 kg (1.870 lb). Os bezerros geralmente nascem menores do que o aceitável para o mercado, portanto, o cruzamento com gado leiteiro é necessário para a produção de vitela. O gado é naturalmente mocho e de cor preta. Eles normalmente amadurecem mais cedo do que outras raças britânicas nativas, como o Hereford ou North Devon. No entanto, em meados do século 20, surgiu uma nova linhagem de gado chamada Red Angus. Os Estados Unidos não aceitam gado Red Angus nos livros genealógicos, enquanto o Reino Unido e o Canadá aceitam. Exceto por seus genes de cor, não há diferença genética entre Angus preto e vermelho, mas eles são considerados raças diferentes nos EUA. No entanto, houve alegações de que o angus preto é mais sustentável para o clima frio, embora não confirmado.

O gado tem um grande conteúdo muscular e é considerado de médio porte. A carne é muito popular no Japão por suas qualidades de marmoreio.

Existem quatro defeitos recessivos que podem afetar bezerros em todo o mundo. Um defeito recessivo ocorre quando ambos os pais carregam um gene recessivo que afetará o bezerro. Um em cada quatro bezerros apresentará o defeito mesmo quando ambos os pais carregam o gene defeituoso. Os quatro defeitos recessivos da raça Black Angus que atualmente são tratados com testes de DNA são a artrogripose multiplex (AM), conhecida como panturrilha encaracolada, que diminui a mobilidade das articulações; hidrocefalia neuropática (NH), às vezes conhecida como cabeça d’água, que causa um crânio malformado e aumentado; aracnodactilia contratural (AC), anteriormente conhecida pelo nome de “síndrome da panturrilha fulva”, que reduz a mobilidade nos quadris; e nanismo, que afeta o tamanho dos bezerros. Ambos os pais precisam carregar os genes para que um bezerro seja afetado por um desses distúrbios. Por causa disso, a American Angus Association removerá o gado portador da raça em um esforço para reduzir o número de casos.

Entre 2008 e 2010, a American Angus Association relatou distúrbios genéticos recessivos em todo o mundo em bovinos Angus. Foi demonstrado que uma pequena minoria de bovinos Angus pode ser portadora de osteoporose. Um outro defeito chamado notomelia, uma forma de polimelia (“muitas pernas”) foi relatado na raça Angus em 2010.

O principal uso do gado Angus é para produção e consumo de carne bovina. A carne bovina pode ser comercializada como superior devido à sua aparência marmorizada. Isso levou muitos mercados, incluindo Austrália, Japão e Reino Unido, a adotá-lo no mainstream. O gado Angus também pode ser usado em cruzamentos para reduzir a probabilidade de distocia (parto difícil) e, devido ao seu gene dominante, eles podem ser usados ​​em cruzamentos para criar bezerros sem linha.

Veja também: Lista de todas as raças bovinas do mundo

Agron Home

Imagem principal: Depositphotos/Babetka(Iveta Billová).

Fonte: Wikipédia.

One thought on “Raça bovina Aberdeen Angus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile