Sugestão de tratamento das Clostridioses

O tratamento das Clostridioses baseia-se na administração de antibióticos, preferencialmente a Penicilina, assim como a utilização de antitoxinas no caso de botulismo e tétano (Lobato et al., 2013).

Agron Home

Veja também: Saiba o que é babesiose e anaplasmose bovina

Porém, o tratamento na maioria das vezes não é eficaz devido à rápida evolução das doenças, fazendo com que os métodos de prevenção sejam as alternativas mais eficientes para evitar os prejuízos. Apesar da vacinação não ser garantia completa de proteção, ela é a principal forma de prevenção das Clostridioses quando realizada de acordo com as recomendações ideais (Lobato et al., 2000).

Devido a evolução rápida das Clostridioses, o tratamento deve ser iniciado imediatamente com antibióticos concentrados e de ação imediata. Nesse contexto, a sugestão da JA Saúde Animal é o uso do Gentopen, associação sinérgica à base de Penicilina Potássica e Gentamicina. Sua alta concentração e possibilidade de uso intravenoso permitem rápida ação e ótimos resultados no tratamento de infecções bacterianas agudas e superagudas.


Autora: M.V. Hanna Prochno.

Médica Veterinária – JA Saúde Animal.

Imagem principal: Depositphotos/Grigorenko(Сергей Григоренко).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!
Sair da versão mobile